Trem Republicano contará com duas locomotivas; a primeira já chegou

O projeto turístico do Trem Republicano, que irá ligar os municípios de Salto e Itu, em um trajeto de 7,6 quilômetros, ganhou mais um capítulo nesta semana. Na última segunda-feira (9) desembarcou em Itu a locomotiva que será usada no percurso, proveniente da cidade de Campinas, bem como um vagão de passageiros, que estava no estado do Paraná.

A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que firmou uma parceria com a empresa Serra Verde (responsável pela administração do projeto) divulgou uma nota explicando que o projeto contará com duas locomotivas (ambas cedidas pela ABPF) e três carros de passageiros, todos da Serra Verde.

A primeira locomotiva, que já está em Itu, é uma das primeiras locomotivas diesel-elétricas adquiridas pela Mogiana, em 1952 e representa o primeiro lote de locomotivas diesel da Mogiana. Segundo a ABPF, ela permanecerá com a mesma pintura que foi entregue nesta semana.

A outra locomotiva, que está sendo finalizada a reforma, é uma GE64T fabricada em 1947 para a Sorocabana, que receberá a pintura no padrão da Sorocabana. A ABPF informa que se trata de uma peça histórica, que representa o início do processo de dieselização das ferrovias de bitola métrica no país.

Nas próximas semanas devem ocorrer os primeiros testes no trecho em que passará o Trem Republicano. A previsão é que o trem inicie as operações no dia 20 de dezembro.

O PRIMEIRAFEIRA enviou uma série de questionamentos para a empresa Serra Verde, responsável pela operação do Trem Republicano, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Posts Relacionado

Amor em dose dupla

Eu tenho em minha mente a memória do dia dezenove de janeiro de 2020 como se fosse ontem. Na verdade a história começa no dia dezoito, por volta das onze horas da noite, quando começou a estourar a bolsa do Matias, os gêmeos estavam prestes

2021 chegou e agora?

Ano novo chegou e que tal pensarmos em transformações em nossas vidas? Que as transformações ocorram de dentro para fora. Ano novo e é tempo também de pensar, de refletir sobre o ano que passou, as conquistas, o que foi bom, os objetivos alcançados, os