Trem Republicano contará com duas locomotivas; a primeira já chegou

O projeto turístico do Trem Republicano, que irá ligar os municípios de Salto e Itu, em um trajeto de 7,6 quilômetros, ganhou mais um capítulo nesta semana. Na última segunda-feira (9) desembarcou em Itu a locomotiva que será usada no percurso, proveniente da cidade de Campinas, bem como um vagão de passageiros, que estava no estado do Paraná.

A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que firmou uma parceria com a empresa Serra Verde (responsável pela administração do projeto) divulgou uma nota explicando que o projeto contará com duas locomotivas (ambas cedidas pela ABPF) e três carros de passageiros, todos da Serra Verde.

A primeira locomotiva, que já está em Itu, é uma das primeiras locomotivas diesel-elétricas adquiridas pela Mogiana, em 1952 e representa o primeiro lote de locomotivas diesel da Mogiana. Segundo a ABPF, ela permanecerá com a mesma pintura que foi entregue nesta semana.

A outra locomotiva, que está sendo finalizada a reforma, é uma GE64T fabricada em 1947 para a Sorocabana, que receberá a pintura no padrão da Sorocabana. A ABPF informa que se trata de uma peça histórica, que representa o início do processo de dieselização das ferrovias de bitola métrica no país.

Nas próximas semanas devem ocorrer os primeiros testes no trecho em que passará o Trem Republicano. A previsão é que o trem inicie as operações no dia 20 de dezembro.

O PRIMEIRAFEIRA enviou uma série de questionamentos para a empresa Serra Verde, responsável pela operação do Trem Republicano, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Posts Relacionado

Você consegue pensar em festa?

Há um ano fomos colocados dentro de casa com um anúncio de que uma pandemia estava se fixando em nosso país. Não sabíamos ao certo o que era, mas como estávamos vivendo desenfreadamente, até que não foi tão ruim passar uns dias quietinha curtindo a

Reação em cadeia e energia circulante

Já ouviu falar em reação em cadeia? E em energia circulante? Vou contar uma historinha: Um cliente chega à loja e começa a namorar os relógios, sempre chamo de namorar, porque alguns vem, escolhem, compram e vão embora. Outros, olham um, admiram outro, colocam no