Superintendente do Saae diz que situação do Santa Cruz não será resolvida em curto prazo

A Mesa Diretora do Legislativo saltense segue se reunindo com segmentos importantes da sociedade. Nesta semana, os vereadores Cícero Landim, Edival “Preto”, Daniel Bertani e Fabio Jorge estiveram na sede do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto, onde foram recebidos pelo superintendente da autarquia, Ernivan Fernandes Balieiro.

Entre os assuntos abordados foi discutida a falta de água que vem atingindo o bairro Santa Cruz. De acordo com o superintendente, o Saae está fazendo uma programação interna para controlar os níveis do reservatório; considerando como períodos críticos o início da manhã, hora do almoço e início da noite, e a partir disso foi montado um esquema de distribuição para que todas as pessoas tenham água ao mesmo tempo e com pressão.

“Com os loteamentos desta região – Laguna, Guarujá, Imperial e Morro da Mata – o plano seria todos serem atendidos por um reservatório que está construído há quase dois anos no Jardim Imperial; foi feita uma contrapartida de levar a tubulação do Imperial até a caixa apoiada do Jardim Cidade; todavia é preciso ter uma casa de máquinas, cotada em R$ 800 mil”, explicou Ernivan, salientando que a autarquia não possui orçamento para investimentos e a medida tomada foi solicitar este recurso à Prefeitura.

De acordo com a Mesa Diretora, o superintendente salientou que mesmo conseguindo o valor, teria que ser feita uma licitação. Entre os trâmites legais e execução da obra, a estimativa seria de nove meses para finalização da casa de máquinas, enfatizando que ainda está aguardando o retorno da Prefeitura.

Jardim Taquaral

Com relação à ligação da rede de água ao reservatório do Jardim Taquaral, localizado próximo ao bairro São Gabriel, o superintendente disse que apenas em novembro do ano passado é que foi assinado junto ao empreendedor o termo de compromisso desta contrapartida, a qual deve ser iniciada até o final de maio de 2021. Ernivan pontuou que, por enquanto, o Saae paga uma empresa terceirizada de caminhões-pipa para abastecer este reservatório.

Cavaletes

A quantidade de cavaletes espalhados em vários pontos da cidade também foi um tema abordado pelos vereadores, os quais cobraram mais eficiência na prestação deste serviço. Os representantes da autarquia disseram que existe uma demanda acumulada de buracos abertos desde outubro de 2020 e que, atualmente, são duas equipes para tamponamento dos buracos antigos e os novos, salientando que a camada asfáltica é feita por uma empresa contratada.

Ligações de água

Sobre as ligações de água, o superintendente disse que iniciou a gestão com uma equipe e pedidos atrasados desde setembro. Hoje, para abranger todo o município de Salto a autarquia conta com três equipes – a qual já está atendendo demanda do final de outubro – logo haverá mais uma equipe, e em breve a programação é que o prazo para ligação cumpra-se em 30 dias.

Inadimplência

A inadimplência dos consumidores também foi debatida, sendo ressaltado que há um estudo de dívida ativa, mas que ainda não foi concluído e que foram encontrados problemas referentes aos cadastros de munícipes, mas que o Saae está buscando tomar as providências necessárias. E, que em razão da pandemia da Covid-19, a água é considerado item de primeira necessidade e a autarquia não pode cortar o fornecimento, mesmo o consumidor estando inadimplente.

Canais de comunicação

Ernivan reforçou a importância das pessoas realizarem as reclamações por meio dos canais de comunicação oficiais do Saae, uma vez que assim fica registrado e facilita a resolução dos problemas dos munícipes que entram em contato. Os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone 0800-7796-300 (ligação gratuita 24 horas por dia, sete dias por semana); além de encontrar todas as formas de comunicação oficial da autarquia no site institucional: https://saaesalto.sp.gov.br.

Posts Relacionado

Selecionados para o Prouni tem até dia 24 para efetuarem matrícula

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre deste ano, têm até o dia 24 de fevereiro para comparecer às instituições de ensino para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. A lista com