Salto tem mais de 8 mil motoristas que estão com a CNH vencida na pandemia

A cidade de Salto está com 8.136 motoristas com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida. Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), são condutores cuja validade do documento expirou durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e ainda não procuraram o órgão para regularizar a situação. Esse número engloba os meses de março de 2020 (quando a pandemia começou) até agosto deste ano. Considerando que a cidade possui 69.793 condutores registrados, significa que 11,6% dos motoristas tiveram a habilitação suspensa no período.

Por conta do novo coronavírus, os prazos para a renovação da CNH estão suspensos por tempo indeterminado, ou seja, quem for parado em blitz não vai ser multado. Outra portaria Contran, determina a interrupção, por tempo indeterminado, do prazo de validade das CNHs, das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) e das Permissões para Dirigir (PPD) vencidas desde 1º de março de 2020.

Em todo o Estado de São Paulo, segundo o próprio Detran, há 2,7 milhões de carteiras vencidas de março de 2020 a agosto de 2021, de um total de 25.981.937 motoristas registrados.

Mesmo com a interrupção dos prazos, o Detran afirma ser possível renovar a CNH na data que deseja, evitando fila de espera para a realização do exame médico, único item a ser realizado presencialmente. De acordo com o órgão, basta acessar os portais do Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br e detran.sp.gov.br), do próprio Detran (detran.sp.gov.br) ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital.

Renovação

Todas as CNHs renovadas a partir de 12 de abril de 2021 já terão a validade do documento, de acordo com a Lei Federal 14.071/20. Ou seja, o vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, passa a ser de 10 anos para condutores de até 50 anos de idade.

Posts Relacionado

Inscrições para mostra de presépios vivos estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Presépios Vivos, promovidas pela Secretaria de Cultura. Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para se inscreverem. Basta ir até a sede da Secretaria da Cultura, situada à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, no Centro,