Salto recebe espetáculo, roda de conversa e oficina virtual do PROAC

A cidade de Salto recebe virtualmente do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Mariza Basso Formas Animadas, no dia 27 de agosto, o projeto “A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé”, que foi contemplado no Edital PROAC de Circulação de Espetáculos e oferece gratuitamente uma apresentação do espetáculo que trata da história do Povo Terena, seguido de roda de conversa, com o Indígena Irineu Nje’a e 20 vagas para a oficina de confecção de objetos de cerâmica de duas horas.

A oficina será realizada das 9h às 11h. Clique aqui para acompanhar. Já o espetáculo “A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé”, será apresentado às 14h através do site do evento.

O espetáculo

“A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé” nasce da parceria da Cia Mariza Basso Formas Animadas com o Terena Irineu Nje’a. Inhum e Ti’Ira da Aldeia Kopenoti contam que um Bem-te-vi descobriu seus antepassados em um brejo dentro de um buraco e com a ajuda de animais conseguiu com que eles de lá saíssem e formassem o Povo Terena.

De dentro do buraco além do bem, muitos males vieram e eles tiveram que lutar pelas suas vidas e pelas suas terras, com a ajuda de um Kochomaniti (Pajé) a Grande Ema, animal sagrado apareceu em sonho e mostrou aos guerreiros Terenas as estratégias para vencer seus inimigos.

Desde então o Povo Terena relembra suas vitórias com o Kohixoti Kipaé – A Dança da Ema e as mulheres também festejam a volta de seus guerreiros com a Dança Suputerena. Além do Mito sobre a criação do mundo, o espetáculo retrata momentos históricos como: O Exiva, fuga para o Mato Grosso do Sul, a Guerra do Paraguai e a chegada na Aldeia kopenoti em Avaí.

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *