Salto recebe espetáculo, roda de conversa e oficina virtual do PROAC

A cidade de Salto recebe virtualmente do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Mariza Basso Formas Animadas, no dia 27 de agosto, o projeto “A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé”, que foi contemplado no Edital PROAC de Circulação de Espetáculos e oferece gratuitamente uma apresentação do espetáculo que trata da história do Povo Terena, seguido de roda de conversa, com o Indígena Irineu Nje’a e 20 vagas para a oficina de confecção de objetos de cerâmica de duas horas.

A oficina será realizada das 9h às 11h. Clique aqui para acompanhar. Já o espetáculo “A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé”, será apresentado às 14h através do site do evento.

O espetáculo

“A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé” nasce da parceria da Cia Mariza Basso Formas Animadas com o Terena Irineu Nje’a. Inhum e Ti’Ira da Aldeia Kopenoti contam que um Bem-te-vi descobriu seus antepassados em um brejo dentro de um buraco e com a ajuda de animais conseguiu com que eles de lá saíssem e formassem o Povo Terena.

De dentro do buraco além do bem, muitos males vieram e eles tiveram que lutar pelas suas vidas e pelas suas terras, com a ajuda de um Kochomaniti (Pajé) a Grande Ema, animal sagrado apareceu em sonho e mostrou aos guerreiros Terenas as estratégias para vencer seus inimigos.

Desde então o Povo Terena relembra suas vitórias com o Kohixoti Kipaé – A Dança da Ema e as mulheres também festejam a volta de seus guerreiros com a Dança Suputerena. Além do Mito sobre a criação do mundo, o espetáculo retrata momentos históricos como: O Exiva, fuga para o Mato Grosso do Sul, a Guerra do Paraguai e a chegada na Aldeia kopenoti em Avaí.

Posts Relacionado

Memórias…

Ao longo de quase cinco anos que estou escrevendo textos aqui no “dedinho de prosa”, já publiquei muitos sobre biografias de pessoas baseadas em memórias, jornais ou outras documentações que serviram de inspiração e fonte histórica para narrar a vida de artistas, políticos, entre outros

Qual a perspectiva econômica para o último trimestre de 2021?

A pandemia da Covid transformou os anos de 2020 e 2021 em verdadeiros desafios para todos os brasileiros, nesse momento a vacinação vem avançando, as infecções e óbitos vem recuando gradativamente e aos poucos estamos conseguindo retornar para o mais próximo possível de uma rotina

Indaiatuba sedia 2ª edição de Encontro Musical

Para expandir as possibilidades de acesso ao conhecimento musical e ampliar o contato com esta arte, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, realiza o 2º EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), entre os dias 29 de outubro e 2 de