Salto está entre as 100 melhores cidades do país em gestão pública

Divulgado no mês de maio pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) o Ranking de Competitividade dos Municípios apontou que Salto está entre as 100 melhores cidades do país em oferta de serviços públicos e gestão municipal. O ranking, composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e três dimensões, avaliou 405 municípios com população acima de 80 mil habitantes e tem por objetivo ser uma ferramenta de apoio ao diagnóstico e definição de prioridades de administrações municipais.

No ranking geral, Salto ocupa a 83ª colocação, a frente de cidades como Goiânia (90ª), Itu (91ª) e Recife (100ª). No topo do ranking estão as cidades de Barueri, São Caetano e São Paulo. Indaiatuba é a 9ª colocada.

O levantamento, porém, faz um comparativo entre as cidades de acordo com sua população. Assim, as 405 cidades foram divididas em 7 grupos. Salto ficou no Grupo 2, que avalia os municípios de 100 mil à 149.999 habitantes. Dentre os 124 municípios desse grupo, Salto ocupa a 20ª colocação.

A cidade recebeu uma nota geral de 53,39 pontos, que é a média entre os resultados obtidos nas três dimensões avaliadas.

Salto obteve a melhor nota no quesito “Sociedade”, que avalia entre os seguintes pilares: “Acesso à Saúde e Educação”; “Oferta de Saneamento” e “Segurança”, no qual recebeu 69,21 pontos (numa escala de 0 a 100). Já no quesito “Instituições”, que prioritariamente analisa os gastos e o funcionamento da máquina pública, Salto obteve 58,00 pontos. Por fim, o pior desempenho da cidade foi no indicador “Economia”, que leva em consideração o PIB per capita, o crescimento do PIB no município e também o número de profissionais trabalhando formalmente. Na escala de 0 a 100, Salto registrou apenas 34,29 pontos, com destaque para o baixo índice de qualificação dos trabalhadores em emprego formal e a taxa de matrícula em ensino técnico e profissionalizante.

O estudo completo pode ser conferido no site www.clp.prg.br.

Posts Relacionado

Tijolos / Coleção / Fontes Históricas – Parte II

Continuação… Inicio com um dos preferidos da coleção, o F.F.B. Trata-se de um tijolo que almejava há algum tempo e via muitos dele no Museu de Salto. A sigla é a abreviação de Francisco Fernando de Barros, mais conhecido como Barros Jr. Ele veio parar

Marcando um encontro consigo mesmo

Você que começou a ler esse texto, peço licença para falar com seu lado mais íntimo, onde ninguém consegue entrar a não ser que você permita. Obrigada. Ter alguém tão perto de nossos pensamentos, principalmente daqueles mais sombrios ou tão perto dos nossos sentimentos, que normalmente