Salto é uma das principais cidades do país em ranking de competitividade municipal

O Centro de Liderança Pública, com apoio da Gove, plataforma que se propõe a aumentar a eficiência dos municípios, e patrocínio do Sebrae, divulgou na última semana a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, com a cidade de Salto aparecendo entre as 100 primeiras do levantamento, sendo a 45ª levando em consideração apenas o Estado de São Paulo. No ranking nacional a cidade ficou na 83ª colocação. Foram avaliadas 405 cidades de todo o país com mais de 80 mil habitantes.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 55 indicadores, organizados em 3 dimensões (Instituições, Sociedade e Economia), cada uma com pilares que avaliam a sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, Saúde, Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente e Economia.

No item “Segurança”, Salto se destacou, sendo a cidade no Estado com melhor desempenho em mortalidade de jovens por razões de segurança, ficando à frente de cidades como São Caetano do Sul, Várzea Paulista e Valinhos. Em outros pilares avaliados no quesito, Salto ocupa apenas posições medianas. Em “mortes violentas intencionais”, Salto ocupa a 35ª colocação; em “morbidade nos transportes”, a cidade está na 57ª colocação; “mortes por causas indeterminadas” fez com que o município ocupasse a 143ª colocação; e, por fim, em “mortalidade nos transportes” Salto figura na 89ª colocação.

Nas três dimensões avaliadas, Instituições, Sociedade e Economia, no universo dos 405 municípios, Salto ficou respectivamente colocada na 151ª, 96ª e 71ª posição.

A região, a cidade de Indaiatuba foi a mais bem classificada no ranking nacional, ficando em 9º lugar. Já Itu obteve uma nota inferior e ficou na 91ª colocação. Atrás de Salto figuram cidades relevantes, tais como Goiânia (GO), Recife (PE) e Bragança Paulista (SP).

O ranking completo e mais informações podem ser conferidos no site www.conteudo.clp.org.br/ranking-de-competitividade-dos-municipios.

Posts Relacionado

Amor em dose dupla

Eu tenho em minha mente a memória do dia dezenove de janeiro de 2020 como se fosse ontem. Na verdade a história começa no dia dezoito, por volta das onze horas da noite, quando começou a estourar a bolsa do Matias, os gêmeos estavam prestes

2021 chegou e agora?

Ano novo chegou e que tal pensarmos em transformações em nossas vidas? Que as transformações ocorram de dentro para fora. Ano novo e é tempo também de pensar, de refletir sobre o ano que passou, as conquistas, o que foi bom, os objetivos alcançados, os