Salto é a cidade da região que mais recebeu respiradores do Governo do Estado

O Departamento Regional de Saúde (DRS-16) de Sorocaba recebeu nesta semana 25 respiradores pulmonares para auxiliar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos foram enviados pelo Governo do Estado de São Paulo e distribuídos para as cidades da região.

Entre os municípios que compõem a DRS-16, a cidade de Salto foi a que recebeu o maior número de aparelhos: 11 respiradores, os quais foram repassados para o Hospital Municipal. Sorocaba ficou com nove equipamentos; Itaberá, com três unidades; e Cerquilho, com dois aparelhos.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, os novos respiradores serão utilizados na ampliação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar responsável pelo atendimento de casos graves de Covid-19 nos municípios.

Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, junto com o secretário municipal da Saúde, Fernando Amâncio, concederam uma entrevista coletiva, ocasião em que apresentaram a nova ala do hospital à imprensa, informando ainda que os 11 novos leitos (todos equipados com respiradores) entrarão em funcionamento a partir de hoje (dia 17).

“Os novos leitos foram alocados no antigo setor de especialidades do Hospital Municipal (que foi deslocado para uma nova área) e servirão como uma extensão da terapia intensiva”, explicou o chefe do Executivo saltense.

Durante a apresentação, o secretário da Saúde destacou o trabalho do Executivo e também da gestora do hospital (IBDAH) para a conquista dos leitos junto ao Governo Estadual e lamentou as críticas recebidas. “Isso aqui não tem para ninguém. É uma pena que não valorizamos a cidade como ela deve ser valorizada”, disse Fernando Amâncio.

Na oportunidade, o diretor clínico do Hospital, Dr. Marcio Penitente, foi além e criticou o posicionamento de alguns vereadores sobre o atendimento no hospital em tempos de Covid-19. “Os vereadores de Salto só querem saber de apresentar o problema, mas não trazem uma solução”, desabafou.

Posts Relacionado

Memórias…

Ao longo de quase cinco anos que estou escrevendo textos aqui no “dedinho de prosa”, já publiquei muitos sobre biografias de pessoas baseadas em memórias, jornais ou outras documentações que serviram de inspiração e fonte histórica para narrar a vida de artistas, políticos, entre outros

Qual a perspectiva econômica para o último trimestre de 2021?

A pandemia da Covid transformou os anos de 2020 e 2021 em verdadeiros desafios para todos os brasileiros, nesse momento a vacinação vem avançando, as infecções e óbitos vem recuando gradativamente e aos poucos estamos conseguindo retornar para o mais próximo possível de uma rotina

Indaiatuba sedia 2ª edição de Encontro Musical

Para expandir as possibilidades de acesso ao conhecimento musical e ampliar o contato com esta arte, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, realiza o 2º EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), entre os dias 29 de outubro e 2 de