Salto é a cidade da região que mais recebeu respiradores do Governo do Estado

O Departamento Regional de Saúde (DRS-16) de Sorocaba recebeu nesta semana 25 respiradores pulmonares para auxiliar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos foram enviados pelo Governo do Estado de São Paulo e distribuídos para as cidades da região.

Entre os municípios que compõem a DRS-16, a cidade de Salto foi a que recebeu o maior número de aparelhos: 11 respiradores, os quais foram repassados para o Hospital Municipal. Sorocaba ficou com nove equipamentos; Itaberá, com três unidades; e Cerquilho, com dois aparelhos.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, os novos respiradores serão utilizados na ampliação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar responsável pelo atendimento de casos graves de Covid-19 nos municípios.

Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, junto com o secretário municipal da Saúde, Fernando Amâncio, concederam uma entrevista coletiva, ocasião em que apresentaram a nova ala do hospital à imprensa, informando ainda que os 11 novos leitos (todos equipados com respiradores) entrarão em funcionamento a partir de hoje (dia 17).

“Os novos leitos foram alocados no antigo setor de especialidades do Hospital Municipal (que foi deslocado para uma nova área) e servirão como uma extensão da terapia intensiva”, explicou o chefe do Executivo saltense.

Durante a apresentação, o secretário da Saúde destacou o trabalho do Executivo e também da gestora do hospital (IBDAH) para a conquista dos leitos junto ao Governo Estadual e lamentou as críticas recebidas. “Isso aqui não tem para ninguém. É uma pena que não valorizamos a cidade como ela deve ser valorizada”, disse Fernando Amâncio.

Na oportunidade, o diretor clínico do Hospital, Dr. Marcio Penitente, foi além e criticou o posicionamento de alguns vereadores sobre o atendimento no hospital em tempos de Covid-19. “Os vereadores de Salto só querem saber de apresentar o problema, mas não trazem uma solução”, desabafou.

Posts Relacionado

Amor em dose dupla

Eu tenho em minha mente a memória do dia dezenove de janeiro de 2020 como se fosse ontem. Na verdade a história começa no dia dezoito, por volta das onze horas da noite, quando começou a estourar a bolsa do Matias, os gêmeos estavam prestes

2021 chegou e agora?

Ano novo chegou e que tal pensarmos em transformações em nossas vidas? Que as transformações ocorram de dentro para fora. Ano novo e é tempo também de pensar, de refletir sobre o ano que passou, as conquistas, o que foi bom, os objetivos alcançados, os