Saltense consome 200 litros de água por dia

Segundo dados fornecidos pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a pedido do PRIMEIRAFEIRA, o saltense consome 200 litros de água por dia. O volume é 29,9% maior que a média diária gasta por pessoa no Brasil, que é de 154 litros. Ou seja, o saltense consome por dia 46 litros de água a mais do que a média do brasileiro. O Saae informou ainda que os números aumentam aos finais de semana.

Ainda, baseado nos números divulgados pelo Saae, o saltense consome 90 litros a mais de água por dia do que a média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 110 litros, em média, por dia, para o consumo consciente da água pelas pessoas em todos os países.

Diante da crise hídrica que atinge várias regiões do Estado de São Paulo, inclusive Salto, os dados são preocupantes. Desde o dia 7 de julho, a cidade se encontra na faixa azul do Plano de Racionamento de Água, porém, em virtude da escassez de chuva a situação pode piorar. “Nossa situação não está confortável. Os níveis da barragem caíram muito e como por consequência caiu a captação. Estamos ainda dentro do Plano Azul, mantendo 12 horas sem água e 36 horas com água. E, caso seja necessário alterar o plano, a população saberá com antecedência de pelo menos 24 horas”, explicou a assessoria de imprensa da autarquia.

Com os níveis baixíssimos, o Saae de Salto tem buscado alternativas para não afetar ainda mais a vida da população. “O Saae continua agindo para que a cidade não entre na fase amarela. Nossa equipe está retirando água das cavas, que ficam acima da barragem, para aumentar o nível e melhorar a captação”, completou a autarquia.

Economizar água

O Saae reforça que é preciso que a população também colabore e faça uso consciente da água. Vale lembrar que mais de 90 notificações e três multas já foram aplicadas em casos envolvendo o desperdício de água. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 96192-7808.

Posts Relacionado