SAAE conserta vazamento de vertedouro do Piraí para garantir mais água para Salto

O SAAE de Salto tem feito, com as equipes da Secretaria de Obras, um reparo emergencial no vertedouro da barragem do Ribeirão Piraí. O problema, segundo o superintendente Ernivan Balieiro, era muito antigo e, além de ameaçar a estrutura toda, contribui para que mais água vaze ribeirão abaixo, diminuindo o volume captado, especialmente em épocas de estiagem, como a que estamos vivenciando. “O nível do Piraí está baixo e conseguimos com o auxílio da Secretaria de Obras resolver o problema”, destacou.

As obras, iniciadas há 15 dias, integram uma série de ações que o SAAE tem tomado em todos pontos de captação para otimizar o sistema e dar melhores condições para o SAAE enfrentar a estiagem, classificada por ambientalistas, como a pior dos últimos 90 anos. “Estamos fazendo o que é possível para aperfeiçoar tudo, mas competirá ao cidadão fazer a sua parte, economizando água ao máximo”, ponderou.

Urgência

O SAAE orienta a população a evitar qualquer forma de desperdício de água e adote medidas de consumo consciente. A estiagem, esperada para os meses de outubro em diante, já acontece desde abril e os mananciais de Salto estão com o nível bem comprometido.

Segundo o PRIMEIRAFEIRA apurou, no Ribeirão Piraí e no Conceição, a captação normal, em época de cheia é de 360 litros por segundo. No atual momento, a captação do Conceição está zerada, pois a rede está com pouca água e não tem pressão, enquanto no Piraí estão sendo captados 345 litros por segundo.

Já no João Jabour a situação segue inalterada, com a captação de 80 litros por segundo.

Além de otimizar ao máximo seus sistemas e sua atuação, o SAAE lembra que cada um precisa fazer sua parte para evitarmos contratempos para todos.

Fiscalização

Acordo firmado pelo SAAE, com a Secretaria da Defesa Social, permite que os guardas civis municipais, em suas rondas, possam abordar e autuar os cidadãos que forem flagrados desperdiçando água. A medida, educativa, em um primeiro momento, visa dar ao cidadão o alerta de que a situação tende a se agravar em quase todo o país.

Dúvidas ou informações podem ser obtidas diretamente no SAAE, pelo telefone 0800-7796-300.

Posts Relacionado

Inscrições para mostra de presépios vivos estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Presépios Vivos, promovidas pela Secretaria de Cultura. Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para se inscreverem. Basta ir até a sede da Secretaria da Cultura, situada à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, no Centro,