Retorna das aulas presenciais em 2021 acontecerá até mesmo em cidades que estejam na Fase Vermelha

O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (17) o retorno gradual das aulas presenciais em 2021. Antes restrita à fase amarela do Plano São Paulo, as aulas presenciais foram autorizadas inclusive nas fases vermelha e laranja, com máximo de 35% dos estudantes.

Na fase amarela, o limite sobe para 70%, e na verde, 100%. “A decisão para manter escolas abertas é embasada em experiências internacionais e nacionais e tem como objetivo garantir a segurança dos alunos, dos professores e dos funcionários da rede pública e privada de ensino, além do desenvolvimento cognitivo e socioemocional de milhões de crianças e adolescentes do Estado de São Paulo”, afirmou o Governador.

O retorno ocorrerá de forma regionalizada, de acordo com os Departamento Regionais da Saúde, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

As atividades presenciais foram autorizadas no Estado desde setembro, condicionadas à decisão de cada prefeitura, levando em consideração a situação epidemiológica local.

O secretário de Educação, Rossieli Soares disse, durante a coletiva de imprensa, que não é possível esperar a vacinação para o retorno das aulas, já que não está previsto aplicação de doses em crianças em 2021 pois a taxa de complicação é muito baixa.

“A escola não pode mais fechar. Neste momento de pandemia, as famílias precisam entender sobre o quanto é cada vez mais fundamental e importante ter os seus filhos frequentando a escola. Para continuarem a aprendizagem e serem acolhidos em vários aspectos. Principalmente, emocionalmente”, disse Rossieli.

Infectologista e representante do programa Ciência na Escola, que conta com adesão de mais de mil profissionais médicos pelo retorno às aulas, Luciana Becker esteve na coletiva de imprensa. Ela explicou que, ao contrário do que se supôs no início da pandemia, as crianças têm baixo potencial de disseminação da doença. Ela lembrou que as complicações são raras entre as crianças e os desfechos negativos da ordem de 0,6%. “Os impactos do isolamento social prolongado no desenvolvimento infantil, saúde mental, obesidade, transtorno de ansiedade, depressão, ideação suicida e distúrbio de sono são imensos, e têm enchido e preocupado os pediatras na prática diária”.

Posts Relacionado

Amor em dose dupla

Eu tenho em minha mente a memória do dia dezenove de janeiro de 2020 como se fosse ontem. Na verdade a história começa no dia dezoito, por volta das onze horas da noite, quando começou a estourar a bolsa do Matias, os gêmeos estavam prestes

2021 chegou e agora?

Ano novo chegou e que tal pensarmos em transformações em nossas vidas? Que as transformações ocorram de dentro para fora. Ano novo e é tempo também de pensar, de refletir sobre o ano que passou, as conquistas, o que foi bom, os objetivos alcançados, os