Reorganize sua vida e crie novos hábitos

Há momentos que a nossa vida fica muito bagunçada e a vontade é deixar tudo de forma automática e ficarmos de longe somente observando. Nesse momento é possível melhorar a vida e criar novos hábitos. A nossa vida é repleta de deveres que gira em torno de prazos, datas a cumprir e parece que o tempo de 24 horas diário não é suficiente para dar conta de tudo e, isso, acaba trazendo um grande desgaste e não temos vontade de fazer qualquer coisa, gerando desânimo.

Se sua vida está dessa forma é necessário reorganizar a vida e criar novos hábitos a fim de obter transformação e trazer diversos benefícios. Para que o hábito se torne automático, o mesmo precisa passar várias vezes por um ciclo. Pense em todas as vezes que você definiu seus objetivos e foi atrás, começou com entusiasmo, determinação, mas depois de alguns dias abandonou os planos e voltou ao estilo de vida anterior sem ter implementado o hábito que gostaria.

Segue algumas dicas para criar um novo hábito: identifique o que te traz motivação, o que você necessita colocar em seu dia-a-dia, observando de que forma você vai fazer e o objetivo a ser alcançado com esse novo hábito. Ao pensar dessa forma você vai se preparar para iniciar um novo comportamento. Por exemplo, se você quer dedicar 1 hora do seu dia a praticar uma atividade física, para daqui 6 meses obter melhoria de saúde e peso. Após, essa sugestão vamos a próxima fase do ciclo que é o desejo que nos motiva, ou seja, onde buscamos a força motivacional para atingirmos nosso objetivo. O desejo passa a ser o bem-estar, a boa forma, a melhoria da autoestima. Portanto, o desejo tem que ser forte o bastante para nutrir o hábito. Após isso, é necessário ter a resposta, ou seja, é necessário verificar se o seu objetivo foi alcançado ou teve o resultado próximo do esperado. E no final obtemos a recompensa. Após isso, está instalado o hábito.

Ou seja, é necessário ter a sugestão, o desejo, a resposta e a recompensa para instalar o hábito. Portanto, se você não tem a sugestão, não sentirá a necessidade de ter um objetivo, nem o desejo e nem a recompensa. Se não houver desejo a recompensa não tem valor.

Para colocar em prática comece de forma simples, vá devagar, sem muita sede ao pote. Comece aos poucos e vá aumentando. Escolha um hábito e comece aos poucos, ao invés de começar com 1 hora de atividade física, faça 30 minutos e vá aumentando no decorrer dos dias. Novos hábitos têm que ser fáceis no começo.  Comprometa-se por no mínimo 2 semanas, ou seja, são necessários 20 dias para o cérebro criar hábitos. Não desista ao menos 2 semanas. E por fim, não esqueça do seu compromisso, se cobre e não perca um dia sequer. Tire as tentações da sua frente, tire da sua frente as distrações que impedem de você chegar ao seu objetivo. Esteja próximo de pessoas que te motivam a continuar com o novo hábito.

Não se julgue, portanto, não espere que logo na primeira vez você consiga de forma simples, observe que é uma nova fase que você está vivendo, pode ser que você tenha que ajustar, mas o mais importante é não desistir.

Para que tudo isso aconteça depende do esforço que vamos usar para obtermos a resposta desejada. Lembre-se: um novo hábito só vai acontecer se você se achar capaz e que tem condições para fazer.  Tente colocar em prática. Seja persistente, paciente e perseverante. Criar novos hábitos é difícil, mas é transformador e vale a pena.

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