Reflexão sobre o ano de 2020

Final de ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba e dele devemos guardar os momentos marcantes que vivemos. É tempo de pensar, de refletir sobre o ano que passou, sobre nossas conquistas, tudo o que vivemos e também pensar sobre o novo ano que virá. Para muitas pessoas esse momento é de comemoração e para outros é um olhar de desânimo, tristeza e que nada mudou em relação aos objetivos traçados no início do ano. Esse ano foi marcante e ficará para sempre em nossa memória e será uma história sempre a ser contada para as próximas gerações.

O ano de 2020 foi atípico, tivemos perdas, sofrimentos, mas também aprendemos muito. O ano foi intenso, o qual nos causou um misto de sentimentos, confusão também em relação à percepção do tempo, às vezes parece que passou muito rápido e outras vezes nós dá a impressão que passou mais devagar. A verdade é que conseguimos chegar ao mês de dezembro e esse ano tivemos um marco na história que para sempre será lembrado. No início do ano tínhamos muitas expectativas, muitos objetivos a alcançar, mas muito deles esse ano não saiu do papel.

Surgiu em nossa história um vírus que nos obrigou a comprar somente o essencial, a ficarmos mais em casa valorizando mais a nossa família, a nossa vida e também protegendo a vida dos demais, trocamos a presença física por contatos ainda mais virtuais, foi necessário nos adaptarmos à nova realidade, as empresas também tiveram que se reinventar e conosco também não foi diferente. Sentimos falta da presença física do outro, do abraço, do colo, do carinho, do olhar nos olhos. Pudemos ver o quanto às pessoas são importantes e nos fazem falta. O ano de 2020 nos trouxe tempos de incerteza, quebra de rotinas e paradigmas, aprendemos a valorizar tantas coisas pequenas ao quais já tínhamos até esquecidos e já não fazíamos mais, mas que esse ano seja um momento de reflexão, aprendizado e que possamos ter uma consciência para a vida com mais significado, responsável e feliz.

Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e sábios. Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que a elas sobrevivemos. Dos erros, guardemos a aprendizagem e das dificuldades guardemos o momento da superação.

Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois, um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo.

Lembre-se a felicidade não é comprada, ela é construída, tire o melhor proveito que a vida proporciona. Construa bons vínculos afetivos, boas amizades. Felicidade se alcança com simples e pequenas coisas e o que a sociedade nos prega é que a felicidade está sempre longe de alcançar, portanto, seja consciente. Que seu ano seja melhor, mais produtivo e que você possa obter aprendizado com os momentos difíceis que talvez enfrente, mas jamais desista de continuar e de enfrentar a realidade.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que 2021 seja um ano de renovação, de união, paz, crescimento, realizações e com incontáveis motivos para celebrar a vida e cada conquista.

Posts Relacionado

Amor em dose dupla

Eu tenho em minha mente a memória do dia dezenove de janeiro de 2020 como se fosse ontem. Na verdade a história começa no dia dezoito, por volta das onze horas da noite, quando começou a estourar a bolsa do Matias, os gêmeos estavam prestes

2021 chegou e agora?

Ano novo chegou e que tal pensarmos em transformações em nossas vidas? Que as transformações ocorram de dentro para fora. Ano novo e é tempo também de pensar, de refletir sobre o ano que passou, as conquistas, o que foi bom, os objetivos alcançados, os