Quem é o responsável pela sua vida?

Atualmente muito se tem falado sobre felicidade, sobre como conquistá-la e viver plenamente feliz. Afinal, ser feliz é ter inteligência emocional, se conectar consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor de forma agradável, conquistar seus objetivos e viver de forma significativa.

Mas afinal, o que é Inteligência emocional? É a aptidão para identificar as suas próprias emoções e as emoções das outras pessoas e lidar de forma equilibrada. Pessoas emocionalmente fortes tem inteligência emocional, são pessoas que tomam as decisões com calma, sabedoria, conseguem ouvir o outro, ajudam os outros, aconselham sabiamente, não deixam se contaminar com as reações emocionais dos outros, não ficam reclamando, não se colocam em posição de vítima diante os problemas e busca soluções, sabem lidar de forma construtiva e assertiva com a situação.

A inteligência emocional só pode ser alcançada quando somos capazes de nos responsabilizar pelo nosso próprio crescimento nas diversas áreas da vida e ainda cooperar para o desenvolvimento das pessoas ao nosso redor. Quando você se responsabiliza pela sua vida você obtém a realização e plenitude. A vida é como um barco onde precisa chegar ao seu destino e você precisa ser o protagonista nessa jornada, portanto, não delegue essa função à outra pessoa, ela é uma tarefa somente sua e não do outro.

Portanto, faça uma avaliação sobre sua vida nesse exato momento, observe quem é que tem comandado sua vida, quais as suas metas e objetivos, se você tem se sentido realizado ou decepcionado, promissor ou limitado, avalie também como viverá o futuro se continuar da mesma forma que se encontra hoje. Avalie onde você está nesse exato momento e aonde você quer chegar. Observe o agora para tomar as decisões necessárias e assertivas e identifique o que precisa fazer. Avalie o que você está fazendo para dar certo ou se está estagnado esperando o resultado vir de outras pessoas, do destino ou da sorte.

Assuma essa responsabilidade, ela é somente sua e não dos outros. Cabe somente à você optar qual rota seguir, quais as suas metas e objetivos, o que você quer alcançar, o que você permite viver em sua vida e até mesmo as pessoas que participam dela. O percurso deve ser tão significativo quanto a chegada, pois, se você não sabe onde está e como está, será difícil ter consciência do que precisa fazer para chegar ao fim com eficiência. Avalie sua vida como um todo, o início do percurso é desafiador e a primeira tarefa a ser concluída.

Se você acredita que precisa mudar, melhorar, atreva-se e perceba as possibilidades e conquistas que até então estavam encobertas. Desperte para viver o novo que existe e está dentro de você. Acredite que você pode buscar uma vida mais significativa, com conquistas, realizações e ser feliz. Se você quer resultados diferentes, faça coisas que anteriormente não fazia e só assim, alcançará resultados melhores. Agindo dessa forma, você está sendo responsável, não esperando somente que a vida te traga as condições favoráveis, mas sim, buscando caminhos e escolhas a fim de construir uma vida mais significativa e melhor.

Lembre-se: Não espere por destino ou sorte, seja autorresponsável. Para alcançar seus resultados é seu dever pensar, falar, sentir e se comportar com responsabilidade. Esteja pronto para viver o novo. Busque ajuda psicológica, caso necessário.

Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220
Psicóloga

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *