Qualidade da água do Rio Tietê em Salto melhora e pode até ser usada para consumo

Um relatório da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgado na última terça-feira (22), apontou uma redução na poluição do Rio Tietê. Dos 83 pontos de coleta (distribuídos em 47 rios nas bacias hidrográficas do Alto Tietê, Médio Tietê, Sorocaba e Piracicaba, Capivari e Jundiaí), 6 mantiveram qualidade de água boa de forma perene, 55 regular, 21 ruim e 1 péssimo. Nenhum ponto registrou qualidade de água ótima. As análises foram feitas pelos voluntários entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Em Salto, a condição da água foi considerada regular nos oito quilômetros do Rio, que permitem vida aquática, abastecimento público, produção de alimentos, atividades de lazer e esportivas. Isso representa uma melhora em relação ao levantamento publicado em 2019, quando o trecho final do rio, antes de chegar em Porto Feliz apresentava condição ruim.

O Índice de Qualidade da Água (IQA) Médio foi classificado como regular nos 6 pontos de coleta no Rio Tietê, Piraí e Jundiaí. A metodologia utiliza parâmetros como temperatura da água, temperatura do ambiente, turbidez, espumas, lixo flutuante, odor, material sedimentável, peixes, larvas e vermes e outros reagentes.

O impacto do isolamento social e de eventos climáticos extremos afetaram a área de drenagem das bacias do Tietê monitoradas nesse ciclo, resultaram em alterações significativas na condição da água e na distribuição da mancha de poluição sobre o rio. Neste ano, a mancha de poluição diminuiu cerca de 13 quilômetros, mas deixou de ficar concentrada apenas na grande São Paulo, chegando também ao interior, em decorrência da transferência de lodo e de poluentes após operações de barragens do Sistema Alto Tietê para controle de cheias.

Posts Relacionado

Amor em dose dupla

Eu tenho em minha mente a memória do dia dezenove de janeiro de 2020 como se fosse ontem. Na verdade a história começa no dia dezoito, por volta das onze horas da noite, quando começou a estourar a bolsa do Matias, os gêmeos estavam prestes

2021 chegou e agora?

Ano novo chegou e que tal pensarmos em transformações em nossas vidas? Que as transformações ocorram de dentro para fora. Ano novo e é tempo também de pensar, de refletir sobre o ano que passou, as conquistas, o que foi bom, os objetivos alcançados, os