Projeto “Todos pelo Tietê” realizará segunda edição em 2022

Na manhã da última terça-feira (9), representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Salto (Aeas), Associação das Indústrias (Assisa), da Associação Comercial (Acias), da OAB-Salto e também do Rotary Club realizaram na sede da Acias o evento para anunciar a segunda edição do projeto “Todos pelo Tietê”. A ação visa discutir planos e ações para a despoluição do maior rio do Estado em conjunto com órgãos ambientais, municípios vizinhos e o Governo do Estado de São Paulo.

O evento contou com a participação do coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente do CREA-SP, Rafael Henrique Gonçalves, além de autoridades municipais e de representantes de entidades ambientais.

Paulo Takeyama, que é integrante da Associação dos Engenheiros de Salto, e foi um dos organizadores do evento em sua primeira edição, será um dos responsáveis pela edição de 2022. O objetivo é tornar o evento ainda maior no próximo ano. “Nós conseguimos levar o clamor da sociedade, que nesse caso é a poluição do Rio Tietê. Podemos fazer um movimento para chamar a atenção das autoridades, fazendo um evento com mais força que em 2019 e assim sensibilizar o Governo Estadual”, destacou.

Segundo Takeyama, o objetivo é ter a participação de pelo menos 13 cidades, todas elas bastante afetadas pela poluição do Rio Tietê. Para isso, em janeiro, deve acontecer uma reunião com os prefeitos e/ou representantes de Mogi das Cruzes, Suzano-Guarulhos, São Paulo, Osasco, Barueri, Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Porto Feliz, Tietê e Laranjal Paulista, para definir os próximos passos do projeto.

O evento ainda contou com uma palestra, com a engenheira agrônoma e representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Waleska Del Pietro Storani, que falou sobre o tema “Cidades Inteligentes”. Os participantes ainda visitaram as instalações da CSO Ambiental e também do Complexo da Cachoeira.

Primeira edição

A primeira edição do projeto “Todos pelo Tietê” aconteceu em 2019 e reuniu representantes as mesmas associações envolvidas no projeto de 2022. Na ocasião, foi realizada a 1ª Conferência de Despoluição do Rio Tietê, além de palestras e debates, atrações musicais, sorteios de brindes e caminhadas, e um abraço simbólico ao Rio Tietê. O ponto alto do evento foi a assinatura de uma “Carta de Salto”, com o planejamento de despoluição do Rio.

Posts Relacionado

Inscrições para mostra de presépios vivos estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Presépios Vivos, promovidas pela Secretaria de Cultura. Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para se inscreverem. Basta ir até a sede da Secretaria da Cultura, situada à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, no Centro,