Procon de Salto faz alerta contra para golpes pelo WhatsApp e cartão de crédito

O Procon de Salto divulgou um comunicado nesta quinta-feira (16), a fim de conhecimento para os munícipes, duas novas modalidades de golpes que estão ocorrendo com frequência na cidade.
Um destes consiste na vítima receber uma ligação em seu telefone fixo, onde se afirma ser de um banco (normalmente o que a vítima possua conta), e que seu cartão de crédito teria sido clonado pois estava sendo utilizado em uma outra cidade. Para que se cancele o cartão, a vítima teria que ligar na central de cartões. Ocorre que, o telefone fixo da vítima já estaria previamente grampeado, e esta, ao tentar ligar para a central, acaba sendo atendida diretamente pelos bandidos, que, entre outros, afirmam inclusive mandar motoboys se passando como Policiais Federais para que se retire o suposto cartão clonado da casa da pessoa. Este procedimento não é o padrão em nenhum banco, e caso a vítima já tenha passado por situações semelhantes, a orientação é que se entre em contato imediatamente com a Delegacia para que seja efetuado Boletim de Ocorrência a fim de registro e investigação.
O outro golpe é relacionado ao aplicativo WhatsApp, onde os bandidos, se passando por parentes da suposta vítima solicitam dinheiro para emergências. Neste golpe, o que ocorre é a clonagem do aplicativo, provavelmente em virtude do telefone da pessoa já encontrar-se vulnerável (com algum tipo de vírus instalado). O alerta é para que não se clique em nenhum tipo de link que seja de procedência suspeita, e não deposite nenhum tipo de valor nestas situações de “desespero”. Caso já tenha passado por situações semelhantes, a orientação é a mesma: entre em contato imediatamente com a Delegacia para que seja efetuado Boletim de Ocorrência.

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *