Prefeito e vereadores se reúnem para tratar sobre empréstimo para asfaltamento

Vereadores e o prefeito Laerte Sonsin se reuniram de forma extraoficial, na tarde da última terça-feira (24), para debater e esclarecem dúvidas sobre o projeto de lei apresentado pelo Executivo que trata sobre a autorização para a Prefeitura contrair um empréstimo de pouco mais de 20 milhões de reais para o asfaltamento de ruas da cidade.
Na ocasião, o prefeito fez questão de ressaltar que o empréstimo firmado não pode ser utilizado para outra finalidade a não ser investimentos em infraestrutura asfáltica e iluminação. “Esse projeto do Governo, o Desenvolve São Paulo, não nos permite investir esse dinheiro, por exemplo, na Saúde. Temos de investir em asfalto. Desse valor, cerca de um milhão ainda será investido para a troca das lâmpadas nas avenidas Cásper Líbero e dos Trabalhadores”, detalhou.
De acordo com o chefe do Executivo a medida foi encaminhada em caráter de urgência para que não haja o risco de ser contingenciada pelo Governo. “Estamos vendo alguns contingenciamentos de verbas e se isso vier a ocorrer no início do próximo ano, Salto estará na frente. Eles farão o contingenciamento de quem ainda não tem essa definição”.
Laerte ainda justificou que o empréstimo seria uma oportunidade para o município, de fazer obras de custo muito elevado em um curto espaço de tempo. “O custo de uma obra de drenagem é muito elevado, então seria oportuno aproveitar essa taxa de juros e otimizar isso, tirando do papel esses projetos. Esse projeto ainda vai reduzir as manutenções e, com isso, conseguimos direcionar recursos para outras atividades, além de ser vantajoso para o cidadão, que terá um benefício imediato ao invés de esperar, por exemplo, oito anos”, falou. “Além disso temos a economia de licitar uma única empresa. Só isso já economiza todo o juro que pagaremos”, completou.
A explicação parece ter convencido parte dos vereadores já que, após alguns posicionamentos contrários recentemente, muitos manifestaram apoio ao projeto. “Se não tem dinheiro no caixa, tem sim de fazer o empréstimo. Não tenho dúvida”, falou o vereador Kiel Damasceno. “Asfalto é propaganda política (do Governo Estadual), mas temos que aproveitar da iniciativa deles”, acrescentou Daniel Bertani. O presidente Cícero Landim foi enfático e adiantou o que deve ser o posicionamento de todos na próxima semana. “É de interesse desta Casa que esse empréstimo ocorra”, concluiu.

Salto tem mais de 40% das vias ainda não asfaltadas

A reunião contou com a participação do chefe de gabinete da Secretaria de Obras, Alexandre Costa Alves de Deus, que fez algumas intervenções, auxiliando o prefeito a sanar as dúvidas dos vereadores. Em dado momento, ele chegou a apontar que Salto tem mais aproximadamente 42% das vias da cidade ainda não asfaltadas.Procurado pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, Alexandre, disse ainda não ter uma estimativa de quantos quilômetros representam as vias não asfaltadas, mas falou que apenas as estradas vicinais representam cerca de 150 quilômetros de vias não asfaltadas. Vale destacar que o empréstimo de R$ 20 milhões deve servir para asfaltar aproximadamente 11 quilômetros de vias, o que não necessariamente serão utilizados em ruas de terra ou paralelepípedos, já que podem ser utilizados para reforma de vias atualmente com asfalto deteriorado.
Por outro lado, segundo o chefe de gabinete, a pavimentação pode representar uma economia ao município, uma vez que 29% do orçamento da secretaria de Obras é utilizado para o tamponamento de buracos. Neste ano, a Prefeitura já efetuou o tamponamento de mais de 25 mil buracos na cidade.

Posts Relacionado

Eventos são adiados em virtude da pandemia

É uma questão de prevenção, dessa forma a medida adotada pela Prefeitura informou o cancelamento do 1º Encontro de Clássicos de Salto, evento que seria realizado no domingo no Pavilhão das Artes e confirmou, também, o adiamento do Salto Beer’s Fest, para os dias 4,

Governo reduz para 7 dias isolamento de pacientes com Covid-19

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com Covid-19. Segundo informação publicada pela Agência Brasil, a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a Covid-19 do Ministério da Saúde, caso não haja mais sintomas

Vacinação de crianças contra a Covid terá início terça-feira

A Secretaria da Saúde de Salto iniciará a vacinação das crianças contra a Covid-19 nesta terça-feira (18). Inicialmente será contemplado o público de 05 a 11 anos com comorbidades, conforme listagem abaixo. Serão 530 doses disponíveis inicialmente. A divulgação das próximas datas de vacinação será

Vice-prefeito assumirá interinamente mais uma secretaria

Edemilson dos Santos terá trabalho extra nos próximos dias. Isso por que, além da função pelo qual foi eleito, ele já responde, interinamente, pela Secretaria de Governo, desde que o então secretário Francisco José Procópio deixou o cargo, em dezembro do ano passado e, a