Por que investir?

Quando falamos de economia e finanças um assunto sempre presente nesse universo são os investimentos. Mas afinal o que é investir?

Investir é o ato de dedicar tempo, capital e energia em algo com base em atingir um objetivo.

Pode-se investir tempo lendo livros e outros materiais didáticos com o objetivo de aprender um novo idioma, capital e energia para abrir uma empresa e ou construir um imóvel, construir uma família, ou conquistar um diploma, desenvolver uma profissão, por exemplo. De qualquer forma o ato de investir sempre estará direcionado ao objetivo de conquistar algo seja um bem material ou não, ou seja, o ato de investir sempre terá como objetivo a construção de riqueza quem nem sempre significa riqueza financeira porque há muitas outras coisas mais valiosas do que o dinheiro.

Agora para investir dinheiro, colocar seu capital em um investimento em instituições financeiras e corretoras de valores o adequado é estudar, aprender sobre o assunto. No Brasil, em especial o mercado de ações ele ainda é pouco difundido entre os brasileiros. Hoje a B3 que atualmente é a única bolsa de valores em operação no Brasil possui pouco mais de 3 milhões de investidores cadastrados o que representa pouco mais de 1% da população brasileira.

Aos poucos o brasileiro vem descobrindo o mercado de ações e está buscando mais conhecimento sobre o assunto. Quando você compra a ação de uma empresa, você está comprando uma propriedade, uma pequena fração de uma empresa que se bem escolhida irá valorizar e em muitos casos dividir o lucro com você em forma de dividendos ao qual todo sócio de uma empresa tem direito. Nesse ano, por exemplo, a poupança rendeu para os poupadores 0,84% enquanto ações de empresas remuneraram para o seu acionista 16% (Aproximadamente 16 vezes mais que a poupança) em dividendos sobre o valor pago pela ação e algumas empresas tiveram as suas ações se valorizando mais de 300%. O mercado de ações também não é uma garantia de lucro certo e por isso é interessante antes de investir em qualquer coisa, buscar conhecimento sobre o assunto porque ao mesmo tempo em que algumas empresas multiplicaram seu valor de mercado outras se desvalorizaram e é por isso que o mercado de ações é chamado de renda variável, porque a variação pode ser tanto positiva como negativa o que é positivo porque essa volatilidade é o que te permite comprar uma ação de vendê-la com lucro.

Existem muitas formas de investir sendo cada uma delas com uma finalidade, propostas e riscos. De qualquer forma: “Invista”. Construa a sua riqueza, construa a sua história!

No próximo artigo vamos falar sobre como você pode ser remunerado sendo sócio de uma empresa por via da bolsa de valores recebendo dividendos e juros sobre capital, sempre com uma abordagem simples e didática.

Vida longa e próspera!

Posts Relacionado

Memórias…

Ao longo de quase cinco anos que estou escrevendo textos aqui no “dedinho de prosa”, já publiquei muitos sobre biografias de pessoas baseadas em memórias, jornais ou outras documentações que serviram de inspiração e fonte histórica para narrar a vida de artistas, políticos, entre outros

Qual a perspectiva econômica para o último trimestre de 2021?

A pandemia da Covid transformou os anos de 2020 e 2021 em verdadeiros desafios para todos os brasileiros, nesse momento a vacinação vem avançando, as infecções e óbitos vem recuando gradativamente e aos poucos estamos conseguindo retornar para o mais próximo possível de uma rotina

Indaiatuba sedia 2ª edição de Encontro Musical

Para expandir as possibilidades de acesso ao conhecimento musical e ampliar o contato com esta arte, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, realiza o 2º EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), entre os dias 29 de outubro e 2 de