Por que investir?

Quando falamos de economia e finanças um assunto sempre presente nesse universo são os investimentos. Mas afinal o que é investir?

Investir é o ato de dedicar tempo, capital e energia em algo com base em atingir um objetivo.

Pode-se investir tempo lendo livros e outros materiais didáticos com o objetivo de aprender um novo idioma, capital e energia para abrir uma empresa e ou construir um imóvel, construir uma família, ou conquistar um diploma, desenvolver uma profissão, por exemplo. De qualquer forma o ato de investir sempre estará direcionado ao objetivo de conquistar algo seja um bem material ou não, ou seja, o ato de investir sempre terá como objetivo a construção de riqueza quem nem sempre significa riqueza financeira porque há muitas outras coisas mais valiosas do que o dinheiro.

Agora para investir dinheiro, colocar seu capital em um investimento em instituições financeiras e corretoras de valores o adequado é estudar, aprender sobre o assunto. No Brasil, em especial o mercado de ações ele ainda é pouco difundido entre os brasileiros. Hoje a B3 que atualmente é a única bolsa de valores em operação no Brasil possui pouco mais de 3 milhões de investidores cadastrados o que representa pouco mais de 1% da população brasileira.

Aos poucos o brasileiro vem descobrindo o mercado de ações e está buscando mais conhecimento sobre o assunto. Quando você compra a ação de uma empresa, você está comprando uma propriedade, uma pequena fração de uma empresa que se bem escolhida irá valorizar e em muitos casos dividir o lucro com você em forma de dividendos ao qual todo sócio de uma empresa tem direito. Nesse ano, por exemplo, a poupança rendeu para os poupadores 0,84% enquanto ações de empresas remuneraram para o seu acionista 16% (Aproximadamente 16 vezes mais que a poupança) em dividendos sobre o valor pago pela ação e algumas empresas tiveram as suas ações se valorizando mais de 300%. O mercado de ações também não é uma garantia de lucro certo e por isso é interessante antes de investir em qualquer coisa, buscar conhecimento sobre o assunto porque ao mesmo tempo em que algumas empresas multiplicaram seu valor de mercado outras se desvalorizaram e é por isso que o mercado de ações é chamado de renda variável, porque a variação pode ser tanto positiva como negativa o que é positivo porque essa volatilidade é o que te permite comprar uma ação de vendê-la com lucro.

Existem muitas formas de investir sendo cada uma delas com uma finalidade, propostas e riscos. De qualquer forma: “Invista”. Construa a sua riqueza, construa a sua história!

No próximo artigo vamos falar sobre como você pode ser remunerado sendo sócio de uma empresa por via da bolsa de valores recebendo dividendos e juros sobre capital, sempre com uma abordagem simples e didática.

Vida longa e próspera!

Posts Relacionado

Carroça vazia

“Certa manhã meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio, me perguntou: -Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? Apurei os ouvidos

Tijolos/Coleções/Fontes Históricas – III

Continuação… Terceiro tijolo: O “B” inscrito no tijolo, se és saltense, já deve ter imaginado de onde seja, se pensou Brasital, acertou! Encontrei há alguns anos quando faziam uma reforma em uma das casas que outrora serviam de moradias aos chefes da antiga empresa e