Por falta de patrocínio, Festival Curta Salto terá menos atrações neste ano

Mostra de cinema será realiza em apenas dois dias e não terá filmes da Mostra Infantil

Na próxima segunda (28) e terça (29), sempre a partir das 19h30, a Sala Palma de Ouro recebe o III Curta Salto, festival de cinema de curta metragens de Salto. As apresentações tem início

Diferentemente do ano passado, quando foi realizada em quatro datas, em quatro espaços culturais e com mais de 20 filmes exibidos, a edição de 2016 terá menos dias e menos atrações, devido à falta de patrocínios. “Não conseguimos ter patrocínio, então o festival está menor. Exibiremos um curta convidado, haverá premiação para duas categorias apenas e serão realizadas duas oficinas de especialização”, explicou Lilian Solá Santiago, uma das organizadoras do evento.

 

Confira a programação completa:

MOSTRA SALTO

Dias: 28/11 e 29/11 (segunda e terça-feira)

AMIGA. Direção: Marina Peripato. Produção: Rafael MIchelato. Duração: 14 min.

Sinopse: Ao fugir de encarar suas responsabilidades, Anabel encontra a curiosa companhia de Julieta, uma garotinha que prepara um desfile de moda para suas amigas imaginárias.

 

AVIÃO, JACARÉZINHO. Direção: Eduardo Guerra. Produção: Jéssica Teleze. Duração: 15min.

Sinopse: O porteiro de um prédio que frequentemente é procurado para resolver problemas dos moradores também esconde seus segredos.

 

INGLÓRIA. Direção: Maurício Owada. Produção: Maurício Owada, Victor Hugo. Duração:  15 min.

Sinopse: Um lutador amador de MMA, ao perder o emprego, vê o tratamento de seu filho com câncer ameaçado.

 

IÇARA. Direção: Ricardo Lacerda. Produção: Caio Santarosa. Duração: 15min.

Sinopse: um documentário que acompanha o cotidiano do trabalho ilegal de extração do Palmito Juçara, espécie vegetal que se encontra em extinção.

 

MARGINAIS. Direção: Giovani Beloto. Produção: Rafael Battistuzzo. Duração: 15min.

Sinopse: Télo, um palhaço que perdeu tudo o que tinha, e seu amigo Hudi, o mágico, acabam nas ruas e são levados a procurar uma nova maneira de ganhar a vida.

 

O RISO. Direção: Estevão Souza. Produção: Leonardo Canesin. Duração: 15min.

Sinopse: Bento, um menino com a cara pintada de palhaço e Jaqueline, uma menina que nunca ri, encontram em si a felicidade que não é expressa nos seus rostos.

 

PROTOCOLO MAMUTE. Direção: Vinicius Feller. Produção: Natália Sarilho. Duração: 17min.

Sinopse: Pietro, um gênio da ciência, torna-se obcecado por um misterioso livro que surge em sua vida, e cabe aos seus amigos trazê-lo de volta a sanidade.

 

SU DAU THAI. Direção: Victor Galvão. Produção: Franco Sivina, Nina Hiraoka, Nahara Teixeira. Duração: 17min.

Sinopse: O filme acompanha o processo de luto de Ísis, uma camponesa grávida que perde a criança.

 

UMA CANÇÃO PARA O SILÊNCIO. Direção: Giovani Gasparetto, Rodrigo Italiani. Produção: Rolf Denny, Anderson Rocha. Duração: 15min.

Sinopse: Uma pungente reflexão sobre o luto, com a participação de um dos maiores atores brasileira de todos os tempos, Othon Bastos.

 

A CASA DE VENTO. Direção: Gustavo Martinez. Produção: Rodrigo Lara. Duração: 15min.

Sinopse: Uma órfã descobre um jeito de voltar no tempo para buscar uma família perfeita, mas descobre que dentro do seu mundo de fantasias, a realidade pode ser ainda mais triste.

 

CIRCUITO EM DISCÓRDIA – OU SELF-CINEMA? Direção: Lucas Arashiro. Produção: Lucas Moreira. Duração: 15min.

Sinopse: Um jovem diretor que pretende gravar e exibir um filme autoral criticando o próprio mercado cinematográfico.

 

ENTRE OS OMBROS. Direção: Carolina Castilho. Produção: Daniel Mota, Carolina Castilho. Duração: 20min.

Sinopse: Dani é uma adolescente intersexual que sofre pressão de sua mãe para realizar a cirurgia de redesignação sexual.

 

FACES OCULTAS. Roteiro: Bruna Alexandrino. Produção: Bruna Pedroza. Duração: 10min.

Sinopse: O projeto exibe a realidade sobre relações abusivas e agressivas e espera trazer uma reflexão sobre a violência que acontece diariamente, mas não é resolvida.

 

MOSTRA COMUNIDADE

Dia: 28/11 (segunda-feira)

DIREITO DE FALAR. Duração: 3 min.

Realização: Luana Castilho, Fernando Gonçalves, Francisco Stol, Alan Rafael Lima, Anderson Luiz Torres, Andressa Xavier dos Santos, Caroline da Silva, Douglas Cezar da Silva, Felipe Alberto dos Santos, Gabriel Victor B. de Araújo, Giovana Cristina dos Santos, Igor Rafael, Jessica Ramos, Jonathan das Chagas Leme, Leticia Pereira de Lima, Lucas Pereira da Conceição, Luciane de Angelo, Mateus Vinicus de Souza, Michael Galdino, Natalia dos Santos, Rafael Monteiro Costa, Walker Herin Lucio, Willian Estolano Vieira Lima.

Sinopse: os principais artigos da declaração universal dos direitos humanos através de uma música original produzida pelos próprios realizadores.

 

VEM DA RUA. Duração: 4min.

Realização: Larissa Diniz, Daniel Mota, Alex Junior da Silva Martins, Ana luiza Rodrigues as Silva, Ana Vitoria Leriano, Edineia Tedeschi da Silva, Fabio Fernandes Junior, Ian Alex Silva dos Santos, Kauã Patrick Borges da Silva, Michael Ricardo Perez Nascimento, Miguel Oliveira de Souza, Murilo Pereira da Silva, Nicolas Gustavo, Nicolas Gustavo Oliveira Silva, Rodrigo de Campos Neves, Thalita de Lima Moreira, Thamires de Lima Moreira, Wagner Domingos das Neves.

Sinopse: A rua revela o que nela nasce. Nasce o abrigo. Nasce a arte. Nasce o encontro. Quando um garoto e a dança se encontram, uma vida se transforma.

 

HUMANOS. Duração: 4min.

Realização: Larissa Duarte, Bira Vale, Amanda Souza de Jesus, Andressa Keese, Carlos Eduardo R. dos Santos, Daiane da Cruz Olinto, Eduardo Mosca Bizan, Flávia de Paula Gutierres, Henrique Santos, Igor Evangelista, Luis Gustavo Nifa, Maira Maria da Silva, Rodrigo Martinhão de Souza.

Sinopse: Pessoas que tiveram seus direitos humanos desrespeitados.

 

ALÉM DO SILÊNCIO. Duração: 12min.

Realização: Robson Fernandes, Mikael Claro, Abner dos Santos Proença, Jeniffer Oliveira Custódio, Leandro Peró, Luiny Mattiucci da Silva e Natasha Silva.

Sinopse: Numa manhã Fernando conhece Luiza que muda sua vida: o isolamento a tristeza e a incompreensão ficam para trás.

 

 FILMES CONVIDADOS

 A MOÇA QUE DANÇOU COM O DIABO. Direção: João Paulo Miranda Maria Produção: Fernanda Tosini Duração: 14 min.

Sinopse: Uma garota de família religiosa foge de casa para ir a uma festa e lá se encontra com o diabo.

“Menção Honrosa” no festival de Cannes (2016)

 

 CIDADE FLUTUANTE

Direção: Caju Lopes Produção: Lucas Bettine Duração: 16min.

Sinopse: Para o jovem Kazuo, a cidade flutua diante de seus olhos. Em outro canto da casa, seu futuro está sendo discutido.

Prêmio Estímulo ao Curta Metragem do Estado de São Paulo (2015)

Veja mais na edição impressa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *