Pandemia x Saúde Mental

Há um ano estamos vivendo uma Pandemia do coronavírus e hoje vamos falar sobre como podemos superar esse momento de crise atual e como podemos lidar com o estresse e a ansiedade que isso pode gerar, além de lidar com o isolamento social.

E então, por que precisamos cuidar da nossa saúde mental? Porque nossa mente pode ser a nossa maior aliada ou nossa pior inimiga, ou seja, nossa mente pode ser um problema mais grave do que a própria crise. Portanto, tudo depende de como interpretamos a realidade.

Precisamos ter cuidado para que nossa mente não transforme essa crise num problema em algo pior do que realmente é, portanto, não devemos exagerar nas emoções como medo, raiva, pânico. Para isso é fundamental cuidar dos nossos pensamentos, transformar os pensamentos irracionais e destrutivos que nos geram mal-estar em pensamentos racionais e realistas a fim de enfrentar esse momento delicado.

Uma das crenças irracionais que comumente temos é de tentar prever o futuro, ou seja, nós buscamos imaginar o que pode ocorrer no futuro e, diante disso, buscamos agir e sofremos antecipadamente. O problema é que podemos exagerar, pensar de forma negativa, sofremos, passamos a ter ansiedade, nervosismo, insônia e um medo irracional. Nesse momento de crise é muito comum isso acontecer. Afinal, estamos ouvindo e vendo noticiários o tempo todo mostrando a realidade do que está acontecendo e ficamos em constante estado de alerta. A saída é cuidar da nossa mente para ter como nossa principal aliada nesse enfrentamento, afinal, os acontecimentos sobre a pandemia nós não controlamos, mas podemos controlar a forma como reagimos a esse acontecimento.

Segue algumas dicas para viver melhor esse momento: Viva um dia de cada vez, não se aquiete pelo dia de amanhã, dedique-se apenas um período do dia para acompanhar fontes de informações sérias e úteis para enfrentar a crise e não as fontes que te fazem mais mal do que bem, não lamente o que aconteceu e não tema o amanhã. Foque e viva o momento presente. Não deixe o medo sair do controle fazendo você sofrer além do que deveria, vivendo como se já estivesse doente ou morrendo. Tome medidas para diminuir os riscos de adoecer. Mantenha contato com as pessoas que você ama, mesmo que seja virtual. Faça exercícios físicos em casa. Crie uma rotina e faça coisas que você gosta de fazer, mas que no dia-a-dia acaba não fazendo. Cuide de sua alimentação. Mantenha-se ocupado e desafiado.

Pense nisso: ao mesmo tempo que uma crise nos traz acontecimentos difíceis, elas também nos ensinam, nos agregam valores positivos. Não esqueça seu propósito, mesmo diante as dificuldades, siga em frente. Faça do seu sofrimento, um aprendizado. Seja melhor e mais forte e que isso o faça continuar e não desistir. É um tempo que irá passar. Use-o da melhor maneira. Juntos vamos vencer o Covid 19!

Posts Relacionado

Cidadão pode fazer sugestões de investimentos ao Governo do Estado

Já está disponível no site www.audienciasdoorcamento.sp.gov.br o acesso ao cidadão para formular sugestões na Audiência Pública Eletrônica para elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do próximo ano. A participação segue até domingo (11), apenas pelo meio eletrônico por causa da pandemia do Covid-19. A