Padre Taddei em Salto

Na data de 1º de outubro será comemorado o cento e cinquenta anos de fundação do Apostolado da Oração no Brasil. Dentro da programação encontra-se a cerimônia da Missa na Igreja do Bom Jesus, em Itu, às 9h, bem como a mostra “Padre Taddei e o Apostolado”. Além disso, o lançamento da biografia “Bartolomeu Taddei, o padre santo de Itu”, escrito pelo historiador Luís Roberto de Francisco, aquele que me falou a primeira vez acerca do padre jesuíta e, com a possível aprovação de Roma, futuro beato.

Segundo o biógrafo, a fundação do Apostolado da Oração foi “um dos maiores movimentos religiosos da nossa história”. Hoje, tendo fiéis do Brasil inteiro, é uma importante manifestação de fé, haja vista a quantidade de cidades e/ou devotos que tem uma veneração ao Sagrado Coração de Jesus. Dentre as novidades manifestadas através do Apostolado, estava o incentivo do hábito da oração para alcançar graças, tudo firmado no Sagrado Coração.

No livro “Salto: história, vida e tradição”, o memorialista Ettore Liberalesso dedica um capítulo à passagem do Padre Taddei (1837-1913) pela cidade, passagem esta que marcaria a fundação do Apostolado da Oração na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat em 18 de abril de 1885, quatro dias antes da promulgação da lei número 123, que elevava a Povoação de Salto de Itu à categoria de Freguezia.

Liberalesso comenta que, desde antes da fundação já eram feitas as comemorações ao Sagrado Coração de Jesus, tendo inclusive as participações de padres jesuítas vindos de Itu. Porém, menciona o memorialista que “em 1885, que os jesuítas, chefiados pelo padre Bartholomeu Taddei vieram pregar missões em Salto, ocasião em que nascia o Apostolado da Oração de Salto.”

Padre Bartolomeu Taddei ainda retornaria à Salto, em missão, nos anos de 1886, 1892, 1894 e 1904. Deixo aqui transcrito um registro de ata do “termo de instalação” do Apostolado na cidade:

IN NOMINE – AMEN – Este livro servirá para o lançamento dos nomes de todos aqueles que se assentaram à Pia União do Apostolado da Oração Liga do Coração de Jesus, da Comunhão Reparadora como também à Archionfraria Romana do mesmo Divino Coração, erigida canonicamente na Paróquia e Cidade de Itu desde 2 de outubro de 1871. Este, entre os livros já rubricados que servirão de registro dos Associados da Pia União, é o quarto, destinado especialmente para os associados presentes e futuros que morão na Capella de Nossa Senhora do Monteserrat do Salto de Itu. E para constar em perpétuo, rubriquei com o selo do Apostolado e assignei com meu nome. Em verdade, etc.

Itu, 18 de abril de 1885.

Pe. Bartholomeu Taddei S. J.

Diretor-Superior do Apostolado ao Brasil.”

Fica aqui registrado a importante passagem do Padre Taddei por Salto.

Bom fim de semana a todos.

Posts Relacionado

IFSP-Salto está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o ingresso de novos estudantes, no primeiro semestre de 2022, para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes da Instituição. Todos os cursos são gratuitos, sem cobrança de mensalidade ou de taxa de matrícula.