Número de atendimentos no Hospital Municipal dispara no final do ano

Somente nos primeiros dias de 2022, o Hospital Municipal registrou quase 1.300 atendimentos de pacientes com síndromes gripais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a pedido do PRIMEIRAFEIRA. E dois fatores são preponderantes para esse aumento nos atendimentos: as variantes dos vírus Ômicron, da COVID-19, e H3N2, da influenza. Vale ressaltar que o número não representa a quantidade de pessoas atendidas, uma vez que segundo a Secretaria, alguns desses pacientes podem ter retornado em outros dias.

Em 19 de dezembro de 2021, o Pronto Socorro do Hospital Monte Serrat registrou 73 atendimentos, enquanto onze dias depois, em 30 de dezembro, foram atendidos 249 pacientes, um aumento de 240%. Neste início de ano foram registrados 271 atendimentos no dia 2 de janeiro; 404 atendimentos no dia 3; 407 atendimentos no dia 4 e 476 atendimentos no dia 5. Apesar do aumento no número de atendimentos, a Secretaria de Saúde reforçou que até o momento não possui comprovação sobre casos positivos de H3N2 na cidade.

“Pelo diagnóstico clínico da grande maioria dos pacientes atendidos no hospital municipal não estão desenvolvendo formas graves de gripe podendo continuar o tratamento em casa e não sendo necessária internação dos pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde segue monitorando a situação e já estuda ampliação no atendimento caso a procura aumente ainda mais nos próximos dias”, explicou o secretário Márcio Conrado.

Casos de coronavírus voltam a crescer

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Salto, os casos de COVID-19 praticamente dobraram em dezembro, quando comparado ao mês anterior. Em novembro foram 28 casos positivos da doença, enquanto em dezembro (até o dia 30) foram 53 novos casos.

Entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, já são 89 novos casos de pacientes que testaram positivo para a COVID-19. Considerando apenas o período festivo, entre o dia 24 de dezembro e 5 de janeiro, 131 novos casos de pacientes contaminados com o coronavírus foram registrados, superando os meses de novembro e dezembro juntos.

“Nos últimos dias os casos (de COVID-19) têm aumentado consideravelmente. A boa notícia é que esses novos casos não têm apresentado de formas graves, não tem gerado internações. Somente para aqueles que não se vacinaram”, disse o secretário Márcio Conrado.

Redes Sociais

Nas redes sociais dispararam críticas pela demora, tanto de adultos quanto de crianças, no atendimento no Pronto Socorro. Foram vários os relatos de pessoas que disseram que precisaram esperar mais de duas horas para passar por um médico. A Secretaria Municipal de Saúde montou tendas em frente à unidade.

Posts Relacionado

Eventos são adiados em virtude da pandemia

É uma questão de prevenção, dessa forma a medida adotada pela Prefeitura informou o cancelamento do 1º Encontro de Clássicos de Salto, evento que seria realizado no domingo no Pavilhão das Artes e confirmou, também, o adiamento do Salto Beer’s Fest, para os dias 4,

Governo reduz para 7 dias isolamento de pacientes com Covid-19

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com Covid-19. Segundo informação publicada pela Agência Brasil, a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a Covid-19 do Ministério da Saúde, caso não haja mais sintomas

Vacinação de crianças contra a Covid terá início terça-feira

A Secretaria da Saúde de Salto iniciará a vacinação das crianças contra a Covid-19 nesta terça-feira (18). Inicialmente será contemplado o público de 05 a 11 anos com comorbidades, conforme listagem abaixo. Serão 530 doses disponíveis inicialmente. A divulgação das próximas datas de vacinação será

Vice-prefeito assumirá interinamente mais uma secretaria

Edemilson dos Santos terá trabalho extra nos próximos dias. Isso por que, além da função pelo qual foi eleito, ele já responde, interinamente, pela Secretaria de Governo, desde que o então secretário Francisco José Procópio deixou o cargo, em dezembro do ano passado e, a