Mesmo sem a obra estar pronta, Citrem abre edital para concessão do Trem Republicano

No último sábado (20) foi publicado no Diário Oficial de Salto (edição de nº 579), o edital de concorrência referente à outorga de concessão para uso do bem público municipal, a ferrovia entre Salto e Itu. O edital visa buscar empresas interessadas em administrar o Trem Republicano, pelo prazo de 15 anos.

A concorrência está aberta até o dia 23 de julho, e as empresas podem entregar os envelopes até às 9h do último dia, no setor de licitação da Prefeitura de Salto, situada na Avenida Tranquillo Giannini, 861, no Distrito Industrial Santos Dumont. A abertura dos envelopes acontecerá no mesmo dia, a partir das 9h15, através de uma sessão pública.

A empresa ganhadora será responsável pela implantação e exploração comercial de serviço turístico denominado Trem Republicano, incluindo serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros, conforme especificações constantes no Edital e anexos. A concessão inclui a locomotiva e composição que será utilizada no passeio, que serão providenciados pela empresa vencedora do certame.

O Edital e anexos estão disponíveis para consulta e impressão no sítio eletrônico do município (na Aba licitação).

Questionada pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, a Prefeitura de Salto informou que as obras estão 90% concluídas, e seguirão sendo executadas paralelamente ao burocrático processo de concessão.

Ainda segundo o Executivo, a empresa vencedora da licitação terá prazo de até 90 dias da assinatura do Contrato de Concessão para iniciar o serviço turístico. “A concessionária ficará responsável por compatibilizar a operação do Trem Republicano com circulação dos trens de carga da Rumo no trecho de paralelismo das linhas, como também de obter a licença de operação”, esclarece a Prefeitura.

Após os 15 anos de concessão, caso a empresa vencedora não siga a frente da operação, somente os bens imóveis incorporados pela concessionária na faixa ferroviária, reverterão ao patrimônio do Citrem (Consócio Intermunicipal do Trem Republicano).

No Diário Oficial do Município da última quarta-feira (24) foi publicado um extrato de aditamento com a empresa Prumo que prorroga por mais dois meses as obras da ferrovia.

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *