Inscrições abertas para nove oficinas Culturais On-line Gratuitas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Poesis e Oficinas Culturais, divulga em primeira mão, a programação on-line do Programa de Formação para o Interior, com atividades virtuais em diversas linguagens e formatos, com programação dividida em duas partes. A primeira parte é composta por nove oficinas que serão realizadas em outubro. Confira as informações e sinopses.

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: PROAC

Coordenação: Eva Laurenti

Datas: 1º, 2, 6 e 8 de outubro, das 9h às 11h.

Inscrições: Até 22 de setembro

A oficina apresentará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para os editais do ProAC, com a apresentação de diversos exemplos. 60 vagas.


O IMAGINÁRIO NO DESENHO

Coordenação: Larissa dos Anjos Camasão

Datas: 2, 5, 7 e 14 de outubro das 10h às 12h.

Representar em uma imagem um ser imaginário ou uma cidade inventada é um exercício de leitura e criatividade. Nesta oficina, trabalharemos com dois autores que se propuseram a escrever e imaginar lugares impossíveis e seres fantasiosos, ilustrando seus textos a partir do desenho e da colagem. Os participantes terão contato com excertos dos livros “As cidades invisíveis”, de Italo Calvino, e “O livro dos seres imaginários”, de Jorge Luis Borges, sendo convidados a representarem à sua própria maneira os seres e as cidades descritas. 40 vagas.


GESTO CIRCULAR – DANÇA AFRICANA

Coordenação: Pamela Amy

Datas: 5, 7 e 9 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: Até 24 de setembro

Encontro com mulheres, especialmente (porém não só) pretas, periféricas, LGBTQ+ e mães solo para conversa sobre questões que estão passando no período da pandemia. O diálogo busca criar uma conexão entre elas por meio do estudo da força do útero. Serão desenvolvidas três coreografias do ritmo africano Djole com o grupo.30 vagas.



MULHERES NA FOTOGRAFIA

Coordenação: Melissa Szymanski

Datas: 6, 8, 13 e 15 de outubro, das 14h às 16h.

Inscrições: Até 24 de setembro

A atividade propõe evidenciar a mulher na arte, e na área de fotografia, especificamente. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. 50 vagas.



CLUBE DE LEITURA: PROCURA-SE LEITORES DE LITERATURA NEGRA FEMININA

Coordenação: Elizandra Souza

Datas: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro, das 18h às 20h

Inscrições: Até 24 de setembro

A atividade proporciona a experiência de conhecer a produção literária de autoras negras de diferentes gerações, contribuindo com a difusão e valorização da literatura produzida por mulheres negras. 50 vagas.

GRAVANDO EM CASA

Coordenação: Guilherme Chiappetta e Markito Alonso

Datas: 7, 9, 14 e 16 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: Até 24 de setembro

A atividade apresentará aspectos introdutórios da produção executiva e abordará conceitos,
técnicas e práticas de gravação, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender como gravar suas próprias músicas usando celulares e softwares livres, com liberdade para produzir suas músicas autorais e se expressarem de forma autêntica e genuína. 30 vagas.



PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM VIDEOPERFORMANCE

Coordenação: Amanda Stahl

Datas: 9 e 16 de outubro, das 10h às 12h.

Inscrições: Até 28 de setembro

Em tempos de isolamento social, emergências poéticas pulsam dentro de nós e o processo criativo pode ser difícil, solitário e caótico. Esta oficina objetiva o processo de criação de performances, em que o participante, através do vídeo, poderá abrir novos espaços em sua atuação e possibilidades diferentes de interação com o vídeo. A condução da oficina será realizada através de instigações a partir de elementos visuais, sonoros e textuais, que pretendem orientar os participantes através de práticas sensíveis. A ideia é estabelecer um território através de suas materialidades, tendo como instrumento o corpo e uma câmera. 30 vagas.

POÉTICAS DA QUARENTENA

Coordenação: Alessandra Baltazar

Datas: 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 10h às 12h

Inscrições: Até 28 de setembro

Quando somos convidados a estar mais reclusos em nossas casas, podemos fazer da arte a nossa melhor companhia. Em “Poéticas da Quarentena”, o público será convidado a produzir sua expressão artística a partir de seus guardados e inspirados por dinâmicas de poesias, artes visuais e canções.50 vagas.


TEATRO-CASA: OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL

Coordenadora: Vilma Campos

Datas: 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: Até 28 de setembro 

Teatro-Casa é uma proposta de iniciação teatral a partir dos contextos possíveis dentro de um momento de isolamento social. Serão utilizados objetos, recursos e espaços usuais dentro de uma residência para ressignificação simbólica e reconhecimento da teatralidade do cotidiano por meio de pequenas composições de narrativas. 30 vagas.

Na próxima semana serão divulgadas as atividades de outubro que abrirão inscrições a partir de 21 de setembro.

As inscrições podem ser feitas no site poiesis.org.br/maiscultura

Mais informações no e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *