Inscrições abertas para nove oficinas Culturais On-line Gratuitas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Poesis e Oficinas Culturais, divulga em primeira mão, a programação on-line do Programa de Formação para o Interior, com atividades virtuais em diversas linguagens e formatos, com programação dividida em duas partes. A primeira parte é composta por nove oficinas que serão realizadas em outubro. Confira as informações e sinopses.

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: PROAC

Coordenação: Eva Laurenti

Datas: 1º, 2, 6 e 8 de outubro, das 9h às 11h.

Inscrições: Até 22 de setembro

A oficina apresentará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para os editais do ProAC, com a apresentação de diversos exemplos. 60 vagas.


O IMAGINÁRIO NO DESENHO

Coordenação: Larissa dos Anjos Camasão

Datas: 2, 5, 7 e 14 de outubro das 10h às 12h.

Representar em uma imagem um ser imaginário ou uma cidade inventada é um exercício de leitura e criatividade. Nesta oficina, trabalharemos com dois autores que se propuseram a escrever e imaginar lugares impossíveis e seres fantasiosos, ilustrando seus textos a partir do desenho e da colagem. Os participantes terão contato com excertos dos livros “As cidades invisíveis”, de Italo Calvino, e “O livro dos seres imaginários”, de Jorge Luis Borges, sendo convidados a representarem à sua própria maneira os seres e as cidades descritas. 40 vagas.


GESTO CIRCULAR – DANÇA AFRICANA

Coordenação: Pamela Amy

Datas: 5, 7 e 9 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: Até 24 de setembro

Encontro com mulheres, especialmente (porém não só) pretas, periféricas, LGBTQ+ e mães solo para conversa sobre questões que estão passando no período da pandemia. O diálogo busca criar uma conexão entre elas por meio do estudo da força do útero. Serão desenvolvidas três coreografias do ritmo africano Djole com o grupo.30 vagas.



MULHERES NA FOTOGRAFIA

Coordenação: Melissa Szymanski

Datas: 6, 8, 13 e 15 de outubro, das 14h às 16h.

Inscrições: Até 24 de setembro

A atividade propõe evidenciar a mulher na arte, e na área de fotografia, especificamente. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. 50 vagas.



CLUBE DE LEITURA: PROCURA-SE LEITORES DE LITERATURA NEGRA FEMININA

Coordenação: Elizandra Souza

Datas: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro, das 18h às 20h

Inscrições: Até 24 de setembro

A atividade proporciona a experiência de conhecer a produção literária de autoras negras de diferentes gerações, contribuindo com a difusão e valorização da literatura produzida por mulheres negras. 50 vagas.

GRAVANDO EM CASA

Coordenação: Guilherme Chiappetta e Markito Alonso

Datas: 7, 9, 14 e 16 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: Até 24 de setembro

A atividade apresentará aspectos introdutórios da produção executiva e abordará conceitos,
técnicas e práticas de gravação, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender como gravar suas próprias músicas usando celulares e softwares livres, com liberdade para produzir suas músicas autorais e se expressarem de forma autêntica e genuína. 30 vagas.



PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM VIDEOPERFORMANCE

Coordenação: Amanda Stahl

Datas: 9 e 16 de outubro, das 10h às 12h.

Inscrições: Até 28 de setembro

Em tempos de isolamento social, emergências poéticas pulsam dentro de nós e o processo criativo pode ser difícil, solitário e caótico. Esta oficina objetiva o processo de criação de performances, em que o participante, através do vídeo, poderá abrir novos espaços em sua atuação e possibilidades diferentes de interação com o vídeo. A condução da oficina será realizada através de instigações a partir de elementos visuais, sonoros e textuais, que pretendem orientar os participantes através de práticas sensíveis. A ideia é estabelecer um território através de suas materialidades, tendo como instrumento o corpo e uma câmera. 30 vagas.

POÉTICAS DA QUARENTENA

Coordenação: Alessandra Baltazar

Datas: 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 10h às 12h

Inscrições: Até 28 de setembro

Quando somos convidados a estar mais reclusos em nossas casas, podemos fazer da arte a nossa melhor companhia. Em “Poéticas da Quarentena”, o público será convidado a produzir sua expressão artística a partir de seus guardados e inspirados por dinâmicas de poesias, artes visuais e canções.50 vagas.


TEATRO-CASA: OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL

Coordenadora: Vilma Campos

Datas: 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 14h às 16h

Inscrições: Até 28 de setembro 

Teatro-Casa é uma proposta de iniciação teatral a partir dos contextos possíveis dentro de um momento de isolamento social. Serão utilizados objetos, recursos e espaços usuais dentro de uma residência para ressignificação simbólica e reconhecimento da teatralidade do cotidiano por meio de pequenas composições de narrativas. 30 vagas.

Na próxima semana serão divulgadas as atividades de outubro que abrirão inscrições a partir de 21 de setembro.

As inscrições podem ser feitas no site poiesis.org.br/maiscultura

Mais informações no e-mail [email protected]

Posts Relacionado

Memórias…

Ao longo de quase cinco anos que estou escrevendo textos aqui no “dedinho de prosa”, já publiquei muitos sobre biografias de pessoas baseadas em memórias, jornais ou outras documentações que serviram de inspiração e fonte histórica para narrar a vida de artistas, políticos, entre outros

Qual a perspectiva econômica para o último trimestre de 2021?

A pandemia da Covid transformou os anos de 2020 e 2021 em verdadeiros desafios para todos os brasileiros, nesse momento a vacinação vem avançando, as infecções e óbitos vem recuando gradativamente e aos poucos estamos conseguindo retornar para o mais próximo possível de uma rotina

Indaiatuba sedia 2ª edição de Encontro Musical

Para expandir as possibilidades de acesso ao conhecimento musical e ampliar o contato com esta arte, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, realiza o 2º EMIn (Encontro Musical de Indaiatuba), entre os dias 29 de outubro e 2 de