Influência da internet nas relações pessoais

O texto desta semana é outra reflexão de nossos alunos, quem participa do “Dedinho de Prosa” hoje é a Ana Carolina S. I. Alves, também aluna do Colégio Objetivo de Cabreúva e está no 8º Ano do Ensino Fundamental. O texto foi desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa com a mediação da Professora Paula Pelegrini. Uma boa leitura a todos.

Muito se discute sobre a influência da tecnologia nas interações sociais, tendo em vista que a cada dia estamos mais conectados ao espaço virtual e que vivemos em uma sociedade com relações pessoais altamente mutáveis, nos associando a uma nova forma de convívio, onde, diferente de décadas atrás, é possível fazer contato imediato com pessoas a quilômetros de distância.

Nota-se que a internet é essencial para a interação, principalmente na atual situação de isolamento social, porém, além de manter uma pessoa conectada a outra permitindo a comunicação, podemos observar que por conta de relações muito fixas a ela, quem convive em uma mesma moradia, por exemplo, acaba gerando conflitos entre si ao poder se desprender do meio virtual e passar mais tempo com o outro, o que pode ser percebido através do aumento do número de divórcios nessa quarentena.

Contudo, deve-se reconhecer sua imensa utilidade em todos os aspectos e suas inúmeras vantagens para a interação com o mundo fora de nossas casas, como também para a aquisição de conhecimento, produtos ou mesmo para a diversão. Ainda assim, a cautela nunca é exagerada se tratando da internet, visando que normalmente não nos damos conta do vício que ela se tornou.

Portanto, podemos concluir que apesar de sua importância na vida cotidiana, desde para a busca por conhecimento ao lazer, temos alguns transtornos, o que demonstra a responsabilidade e consciência imprescindíveis para seu uso. Sendo assim, se trata de uma questão de equilíbrio entre o real e virtual para que não nos tornemos ferramentas de nossa própria ferramenta, a internet.

Posts Relacionado