O Ministério da Educação divulgou na última terça-feira (15) as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano de 2019. O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia a evolução da aprendizagem, com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.
De acordo com o apresentado no estudo, a cidade de Salto atingiu a meta estipulada no Ensino Fundamental I e no Ensino Médio. Já no Ensino Fundamental II, pelo oitavo ano consecutivo, a meta da cidade não foi alcançada. Porém, o índice da rede municipal atingiu a projeção, o que não ocorreu com a rede estadual.
Os números mostram ainda que o resultado deste ano foi o menor avanço desde 2009 no Ensino Fundamental I, que compreende alunos da 4ª série/5º ano. A média da cidade foi de 6,9, apenas 0,1 acima do registrado em 2017. No Ensino Médio, o avanço foi de 0,5 ponto em relação ao observado em 2017, primeira vez que o registro foi computado pelo Ideb. Já no Ensino Fundamental II (8ª série/9º ano), o avanço foi de 0,2 ponto. A nota final foi de 5,5 e a projeção era de 6,3.
Na comparação entre as redes municipal e estadual, os alunos da rede estadual de ensino sobressaíram. Os alunos do Ensino Fundamental I da rede estadual obtiveram nota 7,0, enquanto os da rede municipal, 6,9. Para ambos, a expectativa era atingir ao menos 6,7 pontos de média.
Com relação aos alunos do Ensino Fundamental II a rede municipal superou a estadual. As escolas do município obtiveram nota 6,1 (exatamente a meta prevista), enquanto a rede estadual ficou com nota 5,4, bem distante dos 6,3 previstos. Por fim, no Ensino Médio, apenas a rede estadual foi avaliada, atingindo a nota de 4,6, exatamente a média projetada.
A escola da rede municipal com melhor nota foi o Cemus IV – Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta, com média 7,7 na avaliação do Ensino Fundamental I. Já na rede estadual, a melhor nota foi da Escola Estadual Profª Benedita de Rezende, com 7,2. Ainda assim, a escola ficou abaixo da meta projetada, que era de 7,3. Já para a o Ensino Fundamental II, a escola estadual com melhor nota foi a Escola Tancredo do Amaral, com nota 6,1.