Ideb: Salto tem o pior crescimento na avaliação do Ensino Fundamental desde 2009

O Ministério da Educação divulgou na última terça-feira (15) as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano de 2019. O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia a evolução da aprendizagem, com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

De acordo com o apresentado no estudo, a cidade de Salto atingiu a meta estipulada no Ensino Fundamental I e no Ensino Médio. Já no Ensino Fundamental II, pelo oitavo ano consecutivo, a meta da cidade não foi alcançada. Porém, o índice da rede municipal atingiu a projeção, o que não ocorreu com a rede estadual.

Os números mostram ainda que o resultado deste ano foi o menor avanço desde 2009 no Ensino Fundamental I, que compreende alunos da 4ª série/5º ano. A média da cidade foi de 6,9, apenas 0,1 acima do registrado em 2017. No Ensino Médio, o avanço foi de 0,5 ponto em relação ao observado em 2017, primeira vez que o registro foi computado pelo Ideb. Já no Ensino Fundamental II (8ª série/9º ano), o avanço foi de 0,2 ponto. A nota final foi de 5,5 e a projeção era de 6,3.

Na comparação entre as redes municipal e estadual, os alunos da rede estadual de ensino sobressaíram. Os alunos do Ensino Fundamental I da rede estadual obtiveram nota 7,0, enquanto os da rede municipal, 6,9. Para ambos, a expectativa era atingir ao menos 6,7 pontos de média.

Com relação aos alunos do Ensino Fundamental II a rede municipal superou a estadual. As escolas do município obtiveram nota 6,1 (exatamente a meta prevista), enquanto a rede estadual ficou com nota 5,4, bem distante dos 6,3 previstos. Por fim, no Ensino Médio, apenas a rede estadual foi avaliada, atingindo a nota de 4,6, exatamente a média projetada.

A escola da rede municipal com melhor nota foi o Cemus IV – Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta, com média 7,7 na avaliação do Ensino Fundamental I. Já na rede estadual, a melhor nota foi da Escola Estadual Profª Benedita de Rezende, com 7,2. Ainda assim, a escola ficou abaixo da meta projetada, que era de 7,3. Já para a o Ensino Fundamental II, a escola estadual com melhor nota foi a Escola Tancredo do Amaral, com nota 6,1.

Posts Relacionado

Salto tem quase 400 casos de Covid em menos de 20 dias do mês de janeiro

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde de Salto confirmou 41 novos casos de Covid-19 no município, totalizando 4.791 casos positivos. Desses, 41 receberam o resultado positivo hoje. Nos 18 dias primeiros dias de 2021, já são 392 casos confirmados,

Financiamento Estudantil oferece 93 mil vagas neste ano

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai oferecer 93 mil vagas neste ano. O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será

Inscrições para o Encceja terminam dia 22 de janeiro

Vão até o dia 22 de janeiro as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet (enccejanacional.inep.gov.br), gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento

Tudo vai melhorar, só depende de você!

Caríssimos leitores, Mais um ano se inicia. Desejo a todos um ano cheio de saúde, paz e realizações. Esta é uma Época de planejamento e renovação das esperanças. Cuidar da saúde e, principalmente, das pessoas. Devemos valorizar nossos familiares, amigos, vizinhos etc. Dar atenção e