Grupo que reúne atletas com deficiência conquista certificação como Clube Paralímpico

Promover a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte é um dos desafios da CRIA, Corredores Reunidos Inclusivos e Adaptados, equipe ituana, mas que tem participação ativa na cidade de Salto, inclusive tendo como uma das integrantes não apenas da equipe esportiva, mas também da diretoria, a saltense Fabiana Pereira.

E, após mais de uma década de trabalho, a equipe finalmente conseguiu o reconhecimento de entidades estaduais e esportivas do Governo do Estado de São Paulo e recebeu o certificado de entidade homologada no “Paradens” (Programa de Desenvolvimento Paralímpico) por realizar a prática do desporte dentro dos parâmetros definidos pelo programa.

O Projeto, através da Capacitação Técnica proporciona a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e práticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico. As aulas práticas do Curso de Capacitação têm como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas.

O PRIMEIRAFEIRA conversou com o presidente da entidade, Armando Buch, que falou sobre a importância do certificado para o CRIA. “O Certificado é correspondente à homologação, conferida pelo Projeto “Paradens” como instituição que obedece aos critérios de enquadramento para desenvolver o Paradesporto a nível Regional. O programa inclui treinamento e acompanhamento visando qualificar profissionais de Educação Física e treinamentos online para ajudar a desenvolver o paradesporto recreativo, para aqueles que buscam qualidade de vida e saúde, mas visando também o alto rendimento para competições a nível nacional e até Paraolimpíadas”, destacou.

Armando contou que com a certificação, o CRIA recebeu um kit de desenvolvimento esportivo, o que ajuda a valorizar ainda mais a entidade. “Isso representa a confiança na capacidade da nossa instituição de desenvolver o paradesporto em suas diversas modalidades para, como objetivo final, formar novos talentos e campeões Paraolímpicos.

Paratleta saltense valoriza reconhecimento

Competidora em diversas modalidades do atletismo, a saltense Fabiana Pereira conversou com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA e ressaltou a importância do certificado para a Cria Brasil, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “É muito importante saber que nosso clube Cria Brasil teve esse reconhecimento pelo paradesporto e também pelo Governo Estadual. Fico muito feliz em fazer parte e não só eu, mas outros atletas ganhamos esse kit que ajuda em nossa valorização e também em nosso treinamento”, contou.

A paratleta que recentemente venceu duas medalhas no lançamento de dardo e também no lançamento de disco no Meeting de Atletismo realizado em São Paulo destacou ainda a importância de uma série de materiais recebidos pelo Cria como parte do reconhecimento estadual. “Recebemos um kit contendo bola com guizo, mesa para tênis de mesa, bocha adaptada, flutuador para natação, entre outros, cujo valor estimado é de dez mil reais. Esses materiais serão muito importantes para nosso desenvolvimento”, completou.

Posts Relacionado

Eventos são adiados em virtude da pandemia

É uma questão de prevenção, dessa forma a medida adotada pela Prefeitura informou o cancelamento do 1º Encontro de Clássicos de Salto, evento que seria realizado no domingo no Pavilhão das Artes e confirmou, também, o adiamento do Salto Beer’s Fest, para os dias 4,

Governo reduz para 7 dias isolamento de pacientes com Covid-19

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com Covid-19. Segundo informação publicada pela Agência Brasil, a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a Covid-19 do Ministério da Saúde, caso não haja mais sintomas

Vacinação de crianças contra a Covid terá início terça-feira

A Secretaria da Saúde de Salto iniciará a vacinação das crianças contra a Covid-19 nesta terça-feira (18). Inicialmente será contemplado o público de 05 a 11 anos com comorbidades, conforme listagem abaixo. Serão 530 doses disponíveis inicialmente. A divulgação das próximas datas de vacinação será

Vice-prefeito assumirá interinamente mais uma secretaria

Edemilson dos Santos terá trabalho extra nos próximos dias. Isso por que, além da função pelo qual foi eleito, ele já responde, interinamente, pela Secretaria de Governo, desde que o então secretário Francisco José Procópio deixou o cargo, em dezembro do ano passado e, a