Festival de Artes de Itu terá programação extensa no mês de julho

Acontece na noite desta sexta (5), a abertura do 26º Festival de Artes de Itu. Serão diversas apresentações musicais, teatrais, circense e exposições e intervenções culturais, que prometem agitar o fim de semana na Cidade dos Exageros.

Esta edição do Festival de Artes ocorre entre os dias 5 e 21 de julho com atrações para todas as idades e públicos. Serão shows musicais, teatro adulto e infantil, contação de histórias, dança, fotografia, artes visuais, gastronomia, oficinas e muitas outras atividades que prometem movimentar o mês de julho em vários espaços da cidade. Durante os 17 dias o público também poderá visitar exposições e participar de oficinas, lembrando que todas as atividades são gratuitas.

 

Confira a programação para este fim de semana:

06 de julho (sábado)

9h às 20h – Feira Popular do Livro: Na Praça da Independência, o visitante pode conferir os mais diversos títulos das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São dois mil títulos com descontos entre 50% e 80% do valor de capa. A Feira do Livro vai até o dia 21.

11h –Abertura da ocupação/instalação do grupo EmpreZa (Goiânia/GO): No espaço FAMA (Rua Padre Bartolomeu Taddei, 9, Centro), a ocupação/instalação do Grupo EmpreZa ocorre em dois momentos que se interseccionam: a mostra de vídeosregistros de trabalhos do Grupo com bate-papo e, o segundo momento, da performance Candango.

11h – Música: O pianista Ricardo Diniz executará, no Centro de Estudos do Museu Republicano, um recital de cantigas selecionadas do “Guia Prático” de Villa-Lobos, em uma homenagem à infância.

11h30 – Ação educativa: O Museu Republicano “Convenção de Itu” recebe a exposição “Viagens fluviais: homens e canoas nas rotas das Monções”.

15h – Circo: O espetáculo circense “O melhor show do mundo… na minha opinião”, conta a história de Ritalino um palhaço que chega abrindo caminho pelos locais mais inacessíveis, pois está na hora de vender pipocas ao respeitável público! Após a venda, Ritalino também quer ver o show. Porém, não há artistas, e sem artistas, não tem show! A apresentação será na Praça da Independência.

16h – Música eletrônica: O coletivo Noise Jumpers se apresenta na Biblioteca Municipal “Olavo Valente de Almeida” (Rua dos Andradas, 201, Centro). No mesmo dia ocorre o projeto Mural, da artista visual Tatiana Forte, que apresentará um mural com pintura coletiva. A classificação é 14 anos.

19h – Música: A Orquestra Ituana de Viola Caipira faz uma apresentação especial na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

20h – Música: A banda paulistana “O Acaso Mora ao Lado” apresenta uma mistura de jazz, blues, folk, hardcore e até metal, resultando, por acaso, num rock alternativo na Praça da Independência. Na sequência será a vez do grupo ituano “Até Jazz” subir ao palco.

 

07 de julho (domingo)

9h – Inauguração do Parque Escultórico Linear e 1º CaminhArte. O evento tem como objetivo apresentar aos moradores da cidade as obras de arte expostas ao ar livre. A saída será do espaço FAMA (Rua Padre Bartolomeu Taddei, 9, Centro).

10h às 13h – Expressões literárias Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, com Élida Marques, na Praça da Rodoviária, Centro.

11h – Expressões literárias – Mediação de leitura de fontes documentais textuais nas exposições, com Camila Luiza, no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro).

14h – Teatro – “Xô Zika, Dengue e Chikungunya”, com a trupe Os “Arautos Dell’Arte”. Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro (Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova)

14h30 – Música: O Grupo de Pífanos Flautins Mutuá, de Campinas, se apresenta na Praça da Independência (Carmo).

14h30 – Na praça da Independência acontece o projeto “Nós na Praça”, com Bordadeiras do Utuguassú e Leonardo Gomes do Estúdio Artii.

16h – Música: A cantora ituana Isabelly Tiemy, de 11 anos, já se apresentou em programas de TV como Silvio Santos, Raul Gil, Terra da Padroeira entre outros, apresenta o show “Deixa o Tempo Brilhar”, com clássicos infantis e sertanejos. Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro (Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova).

16h – Teatro Infantil: O espetáculo infantil “Mundo Redondinho” é uma peça cujo imaginário se embasa nos reinos encantados de príncipes e princesas para sustentar uma trama que trata de temas atuais como bullying e preconceito. A apresentação será no CEU Jardim Vitória (Rua 13 de Outubro s/nº, Jardim Vitória).

20h – Música: A cantora, instrumentista e compositora paulistana, Kátya Texeira, traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil. O show será na Praça da Independência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *