Exposição “Marcos da Fundação: Salto, 323 anos”

Dando sequência à série de exposições que marcam os 30 anos do Museu de Salto, e em comemoração aos 323 anos da cidade, a Secretaria da Cultura realiza a exposição “Marcos da Fundação”, com fotos e objetos que enfocam seu desenvolvimento religioso.

Nossa história começa quando o capitão Antonio Vieira Tavares construiu em seu “Sítio Cachoeira” uma igreja sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, inaugurada em 16 de junho de 1698. Essa obra foi o marco fundacional da cidade e a religiosidade um ponto importante na formação da identidade local. A vida no povoado girava em torno dos eventos da igreja: batizados, casamentos, celebrações e a sociabilidade. Os diversos párocos que passaram pela igreja deixaram lembranças, sejam em suas vestimentas, maneira de ministrar missas, confissões ou como lideravam a comunidade religiosa.

Com o desenvolvimento urbano, principalmente a instalação de grandes indústrias, a população local reivindicou maior representatividade política. Assim, o dr. Barros Júnior, industrial pioneiro, político e benemérito de destaque, trabalhou para a elevação de Salto à categoria de Freguesia em 1885 e quatro anos depois Salto tornou-se Vila, o que significou o desmembramento do território de Itu, passando a ter suas leis, arrecadações e eleições próprias.

Do entorno da cachoeira a cidade cresceu e hoje é uma Estância Turística com população estimada em mais de cento e vinte mil habitantes. Por meio do Museu, pontos turísticos e painéis espalhados pela cidade, preserva e comunica sua história. 

O Museu Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” funciona de terça a domingo das 9h às 17h. Rua José Galvão, 104 – Centro, telefone: (11) 4029-3473.

Agendamentos de visitas para grupos podem ser feitos pelo endereço eletrônico: educativomuseusalto@gmail.com

Posts Relacionado

Caravana da Coca Cola passará por Salto no dia 11 de dezembro

O Natal vem vindo e, junto com ele, a já tradicional Caravana de Natal Coca-Cola, que marca a contagem regressiva para a tão esperada data. Em Salto, o comboio passará no dia 11 de dezembro, em horário ainda não divulgado pela Sorocaba Refrescos, empresa responsável

Grupo AB Colinas abre processo seletivo para vagas em tecnologia

A AB Concessões, grupo do qual a AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, faz parte, abriu processo seletivo para contratação de especialista de cyber security e em governança de TI para trabalhar em nosso escritório em Itu. Para