Escolas Maria Nazarena e Benedita Rezende terão ensino em tempo integral a partir de 2022

O Governador João Doria anunciou na última segunda-feira (12) a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Com isso, 1.855 escolas no total serão atendidas pela iniciativa. Duas dessas escolas estão na cidade de Salto: Professora Benedita de Rezende, no Jardim Donalísio, e Irmã Maria Nazarena Correa, no São Judas.

Elas se juntam à escola Prof. Paula Santos que atende cerca de 330 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental através do Ensino Integral. Procurada pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, a Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas passaram por avaliações e estão preparadas para atender as demandas, inclusive, com professores e profissionais suficientes. O número de alunos beneficiados com a inclusão das novas escolas com ensino integral não foi confirmado pela Secretaria.

A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.

Sobre o PEI

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

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