Devido ao aumento considerável dos casos de Covid-19 na cidade e a regressão para a “Fase Vermelha” do Plano São Paulo, a Prefeitura de Salto reforçou nesta semana, o trabalho de fiscalização orientativa dos estabelecimentos comerciais. O objetivo principal foi averiguar se os comércios estão cumprindo as exigências estabelecidas pelo protocolo do governo estadual. Até o dia 14 de julho, apenas os serviços essenciais podem funcionar, de acordo com o plano definido pelo Governo do Estado.
A fiscalização está sendo realizada pelas equipes da Vigilância Sanitária, com apoio da Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal. Durante a abordagem, a ação realiza também a entrega de máscaras faciais à população saltense.
Os comércios que não são considerados serviços essenciais e descumprirem a ordem de fechamento, estão sendo notificados e orientados pelos agentes quanto ao cumprimento das normas sanitárias referente a prevenção da disseminação da Covid-19, principalmente nos estabelecimentos onde a frequência do público é maior.
Segundo a Prefeitura, entre segunda (6) e quarta-feira (8) desta semana, 394 inspeções foram feitas pela Vigilância Sanitária, tendo resultado em 153 termos de notificação, especialmente para adequação referente ao uso de máscaras por parte de funcionários e consumidores, disponibilização de álcool em gel e controle efetivo de frequência dos consumidores, de modo a evitar lotação excessiva do estabelecimento. Porém, não houve a lavratura de Auto de Infração Sanitária por descumprimento das normativas referente a Covid-19.
A Prefeitura informou também que região central da cidade foi o local que demandou mais atenção dos agentes de fiscalização.