Elimine o prazer imediato: pense a longo prazo

Pare um pouco e reflita como você tem agido no dia-a-dia na busca pelos seus objetivos e na busca pelo prazer. Você tem buscado o prazer imediato ou a longo prazo? Quem é você? Como tem agido? Ao ver uma roupa linda na vitrine compra ou resiste? Ao ver um prato de doces deliciosos, não consegue resistir e come tudo ou pensa na sua saúde e no físico? Você é uma pessoa que gasta tudo o que recebe ou é uma pessoa poupadora? Você é uma pessoa que fica até de madrugada assistindo séries e no outro dia está cansado e não consegue produzir devido a pouco tempo de descanso? Reflita sobre sua vida, se você tem adiado suas recompensas ou busca a todo momento o prazer imediato. Essas são apenas algumas questões que você pode usar como orientação, mas avalie de maneira geral sua vida, como você tem atuado. Está sendo responsável pela sua vida ou deixa a situação e o momento te guiar.

Quer ter sucesso? Se sim, o caminho é adiar o prazer imediato, é pensar na recompensa a longo prazo, isso define seus resultados. Adiar a recompensa faz toda a diferença.

Você sabe qual a diferença entre as pessoas que conseguem alcançar seus objetivos, daquela que não consegue alcançar? Está na sua determinação, no agir constante até que seus objetivos sejam alcançados. Avalie nesse momento qual estado atual da sua vida e onde você quer chegar, ou seja, quais são suas metas, liste pelo menos cinco. O que você pode colocar em prática de imediato em busca de seus objetivos. Liste quais são seus pontos fortes e fracos e o que você precisa melhorar. Responda com sinceridade, o que você está fazendo hoje para transformar esse plano em realidade.

Pessoas sucedidas estão dispostas a fazer coisas que pessoas malsucedidas não querem fazer. O sucesso está em fazer bem feito o que deve ser feito, esse é o que as pessoas de sucesso fazem, ou seja, não é fazer somente aquilo que dá prazer, mas fazer aquilo que precisa ser feito. As pessoas bem-sucedidas não estão focadas no prazer imediato e, sim, a longo prazo. Quando conseguimos adiar o prazer imediato temos o dobro depois. Pessoas maduras conseguem adiar o prazer imediato com foco no futuro, dessa forma, terá um prazer maior e mais duradouro no futuro.

Todas as vezes que adio meu prazer e concluo uma etapa para chegar ao meu objetivo, me faz sentir mais realizada e traz confiança para seguir adiante. Pergunte a si próprio o que você está disposto a fazer hoje para ser bem-sucedido amanhã.

Observe qual é o prazer imediato que você cede e faz com que seu objetivo não seja alcançado. Qual é o prazer imediato que você não consegue ceder? Adie o prazer imediato para um prazer maior e mais duradouro posteriormente.

Adiar a recompensa imediata não é uma tarefa fácil e nem muito bem visto pela nossa sociedade atual que é baseada na rapidez, na geração fast-food e que buscamos o tempo todo o resultado instantâneo. Precisamos mudar nossas prioridades. O que você tem feito com os recursos que tem hoje? Reflita como você tem usado seu conhecimento, seus talentos, sua persistência, sua capacidade para adiar a gratificação imediata focando no longo prazo.

Lembre-se: Seja perseverante, insista. Não desista. Quando você sabe o que realmente é importante para você, adiar a recompensa pode se tornar um desafio estimulante e não uma tarefa impossível. Eliminar o prazer imediato vai fazer a diferença para você chegar ao seu objetivo. Invista a médio e longo prazo.

“Material apenas informativo”

Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220

Psicóloga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *