Doação de sangue no Junho Vermelho acontece neste sábado na Fiec

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp) vai realizar neste sábado (26), a campanha mensal de doação de sangue.

A ação deste mês faz parte do movimento “Junho Vermelho” que, além de homenagear os doadores, faz um alerta sobre a importância da doação de sangue nos meses mais frios do ano, uma vez que a baixa das temperaturas nesse período reduz o número de doações.

Em decorrência da pandemia, visando a segurança e proteção dos doadores contra o coronavírus, que causa a Covid-19, será realizada a distribuição de senhas on-line e limitadas por horários, das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h.

O cadastro no sistema para a retirada da senha on-line está disponível no link: https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462.

O doador deve comparecer no dia da coleta (conforme horário agendado), na unidade 1 da Fiec, localizada na Avenida Engenheiro Fabio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina.

Os requisitos obrigatórios são a apresentação de um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é preciso ter o consentimento formal dos responsáveis.

Não é necessário estar em jejum; o candidato deve apenas evitar ingerir alimentos gordurosos, nas quatro horas que antecedem a doação.

Há vários critérios que podem determinar se o candidato está apto ou inapto para ser doador, para isso, ele passa por uma triagem realizada por profissionais do Hemocentro.

Vacinados contra Covid

O candidato que já tenha se vacinado contra a Covid-19 fica impedido de doar sangue no prazo de 48 horas, para cada dose da CoronaVac, e de sete dias após cada dose das vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen. É necessário apresentar o comprovante de vacinação.

Quem tomou a vacina contra a gripe, também deve esperar 48 horas para fazer a doação de sangue.

Foto: MAURICIO SANTALIESTRA DCSI/FIEC

Posts Relacionado

Inscrições para mostra de presépios vivos estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Presépios Vivos, promovidas pela Secretaria de Cultura. Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para se inscreverem. Basta ir até a sede da Secretaria da Cultura, situada à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, no Centro,