Concurso “Quarentena Cultural” irá selecionar projetos para apresentações virtuais

Com o intuito de fortalecer e difundir a produção cultural local diante do cenário de crise sanitária causado pela Covid-19, e ainda com o objetivo de difundir e fomentar a arte local, a Prefeitura de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura promove o Concurso Quarentena Cultural, destinado para a seleção de artistas residentes em Salto, acima de 18 anos, nos mais diversos segmentos artísticos.

Ao todo serão investidos R$ 210.000,00 em até 70 projetos, contemplando R$ 3.000,00 para cada selecionado para realização de apresentações virtuais (vídeos de 15 a 30 minutos) no período da pandemia. As inscrições podem ser feitas de maneira rápida, até 4 de maio, pelo link. No site oficial da Prefeitura de Salto estarão disponibilizados o regulamento e todas as informações do Concurso.

A Secretaria da Cultura esclarece que a medida, de caráter emergencial, não tem como finalidade provocar a reunião de indivíduos, mas, antes de tudo, gerar recursos e contribuir para o trabalho de artistas, em especial diante da necessidade da suspensão e isolamento social, momento em que os mesmos estão impossibilitados de se apresentar. O grande impacto do cancelamento dos eventos e ações culturais em todo o país afeta em especial este setor, agora em Salto contemplado pelas vias expressas do presente Concurso.

Esse Concurso se constitui como uma ferramenta essencial à consolidação dos princípios que regem a administração pública, sobretudo o caráter impessoal que confere a possibilidade de atender ao setor artístico, desde que preencha os devidos requisitos apontados como critérios objetivos de seleção. Não poderão participar artistas que tenham vínculo empregatício, estejam recebendo seguro-desemprego ou sejam aposentados.

“Como os eventos foram suspensos e todos os equipamentos culturais da cidade estão fechados, surgiu uma grande preocupação com os artistas saltenses e criamos de forma emergencial esse Concurso Cultural, onde os trabalhos serão transmitidos em plataforma digital através dos vídeos selecionados. É uma maneira de dar um suporte a classe artística que perdeu a oportunidade de trabalhar nesse momento e também de manter a arte viva entrando no isolamento dos lares saltenses, além de ser uma vitrine para que todos conheçam os talentos locais”, acrescenta Sandro Bergamo.

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *