Como lidar com os pensamentos e sentimentos negativos

As pessoas estão viciadas em perder um tempo enorme em reclamar, ficam focadas nos problemas e esquecem de pensar nas alternativas da mudança. É importante lembrar que enquanto estamos perdendo tempo em se lamentar, reclamar, o tempo está correndo e isso significa dias a menos de vida, que não voltarão.

Será que não estamos esperando que as coisas e pessoas melhorem sem tomarmos atitudes? É de fundamental importância lembrarmos que devemos mudar primeiro e parar de pensar de forma negativa. A nossa vida só muda quando mudamos primeiro. Uma mudança importante a ser feita é parar com os pensamentos negativos.

Em primeiro lugar é importante ser grato, desenvolver esse sentimento é indicado para combater a tristeza, desânimo e diminuir as lamentações e a própria raiva que gera ao pensar que não temos tudo que gostaríamos de ter. Não dá para ser grato e pensar de forma negativa ao mesmo tempo. Ao final do dia observe os momentos mais importantes que passou e que deve ser grato. Ainda que você esteja vivendo um momento difícil, reflita que ainda há vida para se viver e, isso, significa que tudo pode ser mudado. Essa possibilidade tem que ser o seu objetivo. A gratidão tem que estar dentro de você e faz com que você mude e como o mundo se comporta com você.

Pare de pensar e agir de forma negativa. Pare de se preocupar com aquilo que você não controla, mantenha o foco nos pensamentos positivos; mude suas crenças a respeito do acontecimento, pois, quem atribui emoções aos fatos é você. Os pensamentos negativos provêm de suas crenças, são elas que vão filtrar os acontecimentos e darão significados à esses acontecimentos. Quando nosso foco está no risco, no medo ou no negativo, podemos não prestar atenção nas oportunidades, no positivo. Procure pensar nas alternativas para você vencer, de alcançar aquilo que você quer.

Nós podemos criar nossos sonhos, então se um sonho não deu certo, siga para o próximo. Lembre-se: essa zona desconhecida que causa incômodo ela só é desconhecida até agora, daqui a pouco se torna conhecida e você passará a pensar como foi possível viver até agora sem ela. A preocupação não muda o problema, aceite a situação no momento.  Pense nas alternativas para você vencer e seguir em frente.

Fique atento se você não está sabotando alguma coisa na sua vida, perdendo oportunidades, deixando de se conhecer, perceba e puxe o freio de mão para não se sabotar. Você pode ser feliz! Mude seu mecanismo, se não conseguir sozinho busque uma psicoterapia.

“Material apenas informativo”
Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220
Psicóloga

Posts Relacionado

Salto tem quase 400 casos de Covid em menos de 20 dias do mês de janeiro

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde de Salto confirmou 41 novos casos de Covid-19 no município, totalizando 4.791 casos positivos. Desses, 41 receberam o resultado positivo hoje. Nos 18 dias primeiros dias de 2021, já são 392 casos confirmados,

Financiamento Estudantil oferece 93 mil vagas neste ano

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai oferecer 93 mil vagas neste ano. O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será

Inscrições para o Encceja terminam dia 22 de janeiro

Vão até o dia 22 de janeiro as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet (enccejanacional.inep.gov.br), gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento

Tudo vai melhorar, só depende de você!

Caríssimos leitores, Mais um ano se inicia. Desejo a todos um ano cheio de saúde, paz e realizações. Esta é uma Época de planejamento e renovação das esperanças. Cuidar da saúde e, principalmente, das pessoas. Devemos valorizar nossos familiares, amigos, vizinhos etc. Dar atenção e