As altas temperaturas aliadas à ausência de chuva volumosa há mais de um mês acendeu um alerta para a condição dos reservatórios de água na cidade de Salto. Segundo o vereador Cícero Landim, a situação do Ribeirão Piraí, principal reservatório e responsável pelo abastecimento de aproximadamente 80% da cidade é considerada preocupante.
Durante o uso da Tribuna na sessão de Câmara de Vereadores, o vereador Cícero Landim disse ter recebido fotos que mostram uma situação “caótica” do Ribeirão. “Eu faço um convite aos senhores irem no Piraí. A mim não vão deixar entrar lá. Mas, pelas fotos que chegou pra mim, em dez dias não chover, vai ser o caos. A situação é dramática. A represa esta baixa. Para você ter uma ideia, a água nem passando por cima da paredinha está”.
A situação, inclusive, foi confirmada pelo líder do governo na Câmara, Vinicius Saudino. “Sabemos que esses dias não está chovendo e para acontecer o caso (falta d’água), falta um palito. Precisamos de um planejamento, estar alerta, junto a autarquia, para que não falte agua na minha casa e na sua casa”.
O vereador Cícero Landim, na oportunidade, cobrou o Executivo medidas urgentes para evitar um racionamento. “Precisa que o Poder Executivo faça medidas para conter, porque o calor que está tendo e o consumo elevado de agua, teremos muitos problemas. Se fosse o prefeito convocaria o superintendente do Saae para pensar em alguma alternativa, porque estamos dependendo da chuva.
Não tivemos os investimentos devidos. O que se viu nos últimos anos é enterrar cano”, completou.
A reportagem do PRIMEIRAFEIRA procurou o Saae que, em nota, respondeu: “Não apenas a cidade de Salto, mas o Estado passa por um período de estiagem que atinge o volume dos mananciais que abastecem a cidade, dentre eles a Ribeirão Piraí e o Ribeirão Buru. Aliado a isso, a falta de chuvas dos últimos meses, as altas temperaturas e o aumento do consumo influenciam também no volume disponível para distribuição de água”.
A autarquia ainda destacou o trabalho realizado e descartou a possibilidade de racionamento. “O Saae de Salto informa que tem realizado diversas melhorias no sistema de captação, como desassoreamento da Lagoa Conceição para eventuais manobras e ações que forem necessários. A autarquia descarta o risco de racionamento, mas reforça junto à população a importância do uso da água de forma consciente”.
O PRIMEIRAFEIRA também questionou sobre o nível atual do reservatório, mas até o encerramento desta edição, a Prefeitura e o Saae não haviam informado.