Cícero Landim fala que situação do Ribeirão Piraí é dramática, mas Saae descarta racionamento

As altas temperaturas aliadas à ausência de chuva volumosa há mais de um mês acendeu um alerta para a condição dos reservatórios de água na cidade de Salto. Segundo o vereador Cícero Landim, a situação do Ribeirão Piraí, principal reservatório e responsável pelo abastecimento de aproximadamente 80% da cidade é considerada preocupante.

Durante o uso da Tribuna na sessão de Câmara de Vereadores, o vereador Cícero Landim disse ter recebido fotos que mostram uma situação “caótica” do Ribeirão. “Eu faço um convite aos senhores irem no Piraí. A mim não vão deixar entrar lá. Mas, pelas fotos que chegou pra mim, em dez dias não chover, vai ser o caos. A situação é dramática. A represa esta baixa. Para você ter uma ideia, a água nem passando por cima da paredinha está”.

A situação, inclusive, foi confirmada pelo líder do governo na Câmara, Vinicius Saudino. “Sabemos que esses dias não está chovendo e para acontecer o caso (falta d’água), falta um palito. Precisamos de um planejamento, estar alerta, junto a autarquia, para que não falte agua na minha casa e na sua casa”.

O vereador Cícero Landim, na oportunidade, cobrou o Executivo medidas urgentes para evitar um racionamento. “Precisa que o Poder Executivo faça medidas para conter, porque o calor que está tendo e o consumo elevado de agua, teremos muitos problemas. Se fosse o prefeito convocaria o superintendente do Saae para pensar em alguma alternativa, porque estamos dependendo da chuva.

Não tivemos os investimentos devidos. O que se viu nos últimos anos é enterrar cano”, completou.

A reportagem do PRIMEIRAFEIRA procurou o Saae que, em nota, respondeu: “Não apenas a cidade de Salto, mas o Estado passa por um período de estiagem que atinge o volume dos mananciais que abastecem a cidade, dentre eles a Ribeirão Piraí e o Ribeirão Buru. Aliado a isso, a falta de chuvas dos últimos meses, as altas temperaturas e o aumento do consumo influenciam também no volume disponível para distribuição de água”.

A autarquia ainda destacou o trabalho realizado e descartou a possibilidade de racionamento. “O Saae de Salto informa que tem realizado diversas melhorias no sistema de captação, como desassoreamento da Lagoa Conceição para eventuais manobras e ações que forem necessários. A autarquia descarta o risco de racionamento, mas reforça junto à população a importância do uso da água de forma consciente”.

O PRIMEIRAFEIRA também questionou sobre o nível atual do reservatório, mas até o encerramento desta edição, a Prefeitura e o Saae não haviam informado.

Posts Relacionado

Salto tem quase 400 casos de Covid em menos de 20 dias do mês de janeiro

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde de Salto confirmou 41 novos casos de Covid-19 no município, totalizando 4.791 casos positivos. Desses, 41 receberam o resultado positivo hoje. Nos 18 dias primeiros dias de 2021, já são 392 casos confirmados,

Financiamento Estudantil oferece 93 mil vagas neste ano

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai oferecer 93 mil vagas neste ano. O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será

Inscrições para o Encceja terminam dia 22 de janeiro

Vão até o dia 22 de janeiro as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet (enccejanacional.inep.gov.br), gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento

Tudo vai melhorar, só depende de você!

Caríssimos leitores, Mais um ano se inicia. Desejo a todos um ano cheio de saúde, paz e realizações. Esta é uma Época de planejamento e renovação das esperanças. Cuidar da saúde e, principalmente, das pessoas. Devemos valorizar nossos familiares, amigos, vizinhos etc. Dar atenção e