Centro Universitário completa 20 anos e anuncia início de atendimentos veterinários

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), instituição com mais de 60 anos de tradição completa 20 anos de existência em Salto. E para celebrar a data, foi realizado na manhã da última quinta-feira (4), um evento com participação de autoridades locais onde foram anunciadas uma série de novidades.

Entre as novidades está o início dos atendimentos do Hospital inserido no Complexo Veterinário da Instituição, o qual oferecerá à comunidade diversos serviços clínicos, cirúrgicos, exames laboratoriais, exames de imagem em pequenos e grandes animais, e também em animais silvestres. O Centro Veterinário, que recebeu o investimento de R$ 5 milhões e foi inaugurado em 2019, iniciará os atendimentos à população a partir da próxima semana.

Na ocasião foram apresentados dois novos cursos de graduação que serão oferecidos a partir de 2022: Gestão de Recursos Sólidos e Gestão de Recursos Hídricos, ambos com carga horária de 1.600 horas. Os cursos visam a formação de um profissional com o perfil para atuação na área de Meio Ambiente, e ganha importância regional devido aos diversos problemas em relação ao meio ambiente, preservação do patrimônio cultural da região; poluição dos rios da região e mananciais; crescimento desordenado de loteamentos (ocupação do solo), entre outros.

“As ações do CEUNSP vão ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e por isso, busca desenvolver ações, a partir de seus cursos, com foco em responsabilidade social e ambiental. Anualmente oferecemos cursos conectados com as demandas contemporâneas e atuais, visando formar profissionais aptos a dialogar, analisar e atuar neste contexto globalizado e desafiador. Exemplo disso são as duas novas graduações que serão iniciadas 2022, as quais terão esse viés. E com a inauguração dos atendimentos do Complexo Veterinário, queremos reforçar o nosso compromisso em dar apoio regional às necessidades sociais, seja na Medicina Veterinária, ou em outras áreas que em breve lançaremos em Salto”, explicou o reitor, Profº Me. Marcel Fernando Cardozo.

O reitor ainda anunciou na oportunidade que o Centro Universitário trabalha para a abertura de outros cursos, entre eles o de Medicina, que funcionaria no campus de Itu. “É um dos projetos mais audaciosos. Esperamos abrir esse curso nos próximos dois ou três anos”, completou

Na ocasião também foi aberta, no espaço da antiga fábrica de tecelagem Brasital, que surgiu em 1920, uma exposição de Linha do Tempo, com datas marcantes, imagens e marcos históricos. O mural ficará localizado na parede de entrada do Bloco C, no “Castelo de Santo Estevão”, o prédio mais importante da antiga tecelagem e o primeiro do Estado de São Paulo, que dispõe de três andares e que completa 101 anos em 2021. Os visitantes terão ampla visão do ambiente.

O evento seguiu todos os protocolos sanitários, medidas de distanciamento e o uso de máscaras por parte dos presentes.

Posts Relacionado

Inscrições para mostra de presépios vivos estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Presépios Vivos, promovidas pela Secretaria de Cultura. Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para se inscreverem. Basta ir até a sede da Secretaria da Cultura, situada à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, no Centro,