Candidatos de 18 a 76 anos disputam vagas na Câmara dos Vereadores de Salto

Dos 243 candidatos ao cargo de vereador que se registraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para disputar 11 vagas na Câmara Municipal, o mais jovem tem 18 anos e o mais idoso, 76, uma diferença de quase seis décadas de vida. O curioso é que ambos irão concorrer pelo mesmo partido: o DEM (Democratas)

O ex-vereador Jades Martins de Melo vai para sua sétima eleição. Eleito por três mandatos, sendo o último na Legislatura 1997-2000, tenta participar da vida pública do município pela quarta vez. “A cronologia da vida não me é dificuldade alguma. Tenho, graças a Deus, plena saúde física, mental, psicológica e, repleto de vigor, mais entusiasmado do que nunca. O tempo somente me deu mais energia , sabedoria, inteligência e me proporcionou a criação de inúmeros projetos, como por exemplo, a transformação da cidade em Estância Turística, e a vinda da primeira faculdade para Salto”, afirma.

Dr. Jades, como é conhecido, nasceu em Salto no dia 04 de abril de 1946. Tem curso superior, é aposentado e reside no Centro. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Penal, Criminologia e em Direito Processual Penal, por dois anos foi presidente do Conselho Municipal Antidrogas, área em que pretende legislar com mais ênfase, caso seja eleito. “Quero desenvolver um trabalho  na prevenção e recuperação de dependentes químicos; mulheres vítimas da violência doméstica; segurança pública; prevenção ao suicídio, entre outros”, diz.

A idade de Jades contrasta com a de Pedro Paulo dos Santos (DEM), de 18 anos, o candidato mais jovem a disputar a eleição municipal deste ano na cidade. Ituano de nascimento, ele mora no bairro Salto de São José e está em Salto há 17 anos.

“Parte da população está desacreditada na classe política, por conta de seguidos escândalos. Sou jovem e quero mudar esse cenário. Desde os meus 13 anos venho sempre pesquisando sobre política e procurando constantemente aprender mais sobre o assunto. Hoje, com 18 anos, me sinto preparado para ajudar Salto a se desenvolver”, pondera.

Filiado ao DEM desde abril deste ano, essa será a primeira experiência de Pedro na política. “Vou lutar para reduzir pela metade o salário de um vereador”, promete o candidato que entre suas propostas afirma que pretende trabalhar pela instituição do programa “Escola Sem Partido” no sistema municipal de ensino.

Mais de 3% dos candidatos não informaram a raça

Dentre os 243 candidatos registrados, 65,4% (159) se autodeclararam brancos, enquanto 19,3% (47) se consideram pardos. Os concorrentes autodeclarados pretos representam 12% (29) dos candidatos; e outros 3,3% (08) aparecem como “sem informação”.

Avatar

Caio Vinícius Dellagiustina

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *