Dos 243 candidatos ao cargo de vereador que se registraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para disputar 11 vagas na Câmara Municipal, o mais jovem tem 18 anos e o mais idoso, 76, uma diferença de quase seis décadas de vida. O curioso é que ambos irão concorrer pelo mesmo partido: o DEM (Democratas)
O ex-vereador Jades Martins de Melo vai para sua sétima eleição. Eleito por três mandatos, sendo o último na Legislatura 1997-2000, tenta participar da vida pública do município pela quarta vez. “A cronologia da vida não me é dificuldade alguma. Tenho, graças a Deus, plena saúde física, mental, psicológica e, repleto de vigor, mais entusiasmado do que nunca. O tempo somente me deu mais energia , sabedoria, inteligência e me proporcionou a criação de inúmeros projetos, como por exemplo, a transformação da cidade em Estância Turística, e a vinda da primeira faculdade para Salto”, afirma.
Dr. Jades, como é conhecido, nasceu em Salto no dia 04 de abril de 1946. Tem curso superior, é aposentado e reside no Centro. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Penal, Criminologia e em Direito Processual Penal, por dois anos foi presidente do Conselho Municipal Antidrogas, área em que pretende legislar com mais ênfase, caso seja eleito. “Quero desenvolver um trabalho na prevenção e recuperação de dependentes químicos; mulheres vítimas da violência doméstica; segurança pública; prevenção ao suicídio, entre outros”, diz.
A idade de Jades contrasta com a de Pedro Paulo dos Santos (DEM), de 18 anos, o candidato mais jovem a disputar a eleição municipal deste ano na cidade. Ituano de nascimento, ele mora no bairro Salto de São José e está em Salto há 17 anos.
“Parte da população está desacreditada na classe política, por conta de seguidos escândalos. Sou jovem e quero mudar esse cenário. Desde os meus 13 anos venho sempre pesquisando sobre política e procurando constantemente aprender mais sobre o assunto. Hoje, com 18 anos, me sinto preparado para ajudar Salto a se desenvolver”, pondera.
Filiado ao DEM desde abril deste ano, essa será a primeira experiência de Pedro na política. “Vou lutar para reduzir pela metade o salário de um vereador”, promete o candidato que entre suas propostas afirma que pretende trabalhar pela instituição do programa “Escola Sem Partido” no sistema municipal de ensino.

Mais de 3% dos candidatos não informaram a raça
Dentre os 243 candidatos registrados, 65,4% (159) se autodeclararam brancos, enquanto 19,3% (47) se consideram pardos. Os concorrentes autodeclarados pretos representam 12% (29) dos candidatos; e outros 3,3% (08) aparecem como “sem informação”.