Aproveite a Páscoa para ganhar uma renda extra

A Páscoa é uma excelente data para complementar a renda, produzindo ovos de chocolate, bombons e outras delícias. Os produtos artesanais tornaram-se populares e são um dos campeões de pedidos, pois o consumidor pode encomendar o tamanho, a forma e o recheio que quiser, com as embalagens que preferir. Mas, como qualquer negócio, é preciso saber administrar as finanças para ter lucro e conhecer noções de marketing para obter sucesso nas vendas.

Segundo Giovanna Cardoso, docente da área de gestão e negócios do Senac Itu, antes de começar a produzir os chocolates, é necessário fazer um planejamento de custos para a elaboração do preço final. “É preciso calcular o investimento das mercadorias e da mão de obra. Além disso, há os custos com água e produtos para a limpeza do local de produção, energia elétrica e gás de cozinha. Tudo isso precisa ser pensado para o empreendedor não ter prejuízos e também para os preços serem justos”, explica.

De acordo com a docente, o projeto financeiro faz parte da estrutura do negócio, que pode ser elaborado por meio do Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver modelos de negócios. Esse relatório deve conter informações como proposta da empresa; segmento de clientes; os canais de venda e estrutura de custos, desde a compra de matéria-prima até o cálculo do produto final. Ter um conhecimento básico em estratégias de marketing também é imprescindível para um bom desempenho financeiro.

Posts Relacionado

Já dá para falar de casamento?

Ah já. Da para falar do que você quiser. Falar é o que mais se pode fazer neste momento. Dá para casar? Dá também, desde que para você casamento seja um contrato assinado em cartório entre duas pessoas com mais duas de testemunha e um

A vida continua…

Estamos há mais de um ano vivendo em uma nova realidade, a de conviver com um inimigo invisível, devastador e que, certamente está ao nosso lado. Foram muitas perdas, muitas famílias desestruturadas e cheias de dor. Foram necessárias inúmeras mudanças de hábitos, da nossa rotina,