5 gatilhos mentais poderosos para aumentar sua taxa de conversão

Gatilhos ou atalhos mentais são diretrizes que nosso cérebro adota para não precisar fazer todo um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão.

Funciona, mais ou menos assim, na nossa cabeça:

O cérebro decide o que você vai fazer;

Essa decisão aparece na nossa consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;

Agimos de acordo com a decisão tomada e nos sentimos confortáveis com isso. A maioria das decisões de nosso dia a dia é simples e demanda pouca energia de nosso cérebro. No entanto, outras, como comprar um imóvel ou matricular os filhos em uma escola, são mais complexas e exigem mais esforço mental. Mas, imagine se, para toda decisão complexa, nosso cérebro tivesse que analisar minuciosamente cada aspecto da situação. 

O cansaço mental seria ainda maior em nossas vidas. Porém, nosso sistema nervoso possui um mecanismo de filtragem para validar as nossas escolhas. E é aí que entram os gatilhos mentais.

Gatilho mental #1 – Novidade

Em seu negócio você pode usar este gatilho incluindo, de tempos em tempos, uma atualização em seu produto ou serviço. Mas faça sempre atualizações significativas, que façam ter sentido adquirir a nova versão ou fazer novo contato. 

Além de estar usando um atalho mental poderoso, você não corre o risco de se tornar obsoleto em relação ao mercado em que atua. E, de fato, com a velocidade com que coisas novas são descobertas, é cada vez mais necessário buscar atualização.

Gatilho mental #2 – Escassez

A partir do momento que você anuncia que é a última oferta ou quando divulga algo com “últimas vagas”, seu público tende a tomar uma decisão rápida e de forma automática. Isso acontece porque ele será movido pelo medo inconsciente de perder aquela oportunidade que talvez nunca mais se repita. 

Gatilho Mental #3 – Reciprocidade

Sempre ofereça algo de valor de forma gratuita para seu público. Até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço. Assim, a pessoa ficará com a sensação de que está lhe “devendo um favor” e precisa retribuir de alguma forma, seja publicando algo sobre você na internet, ou mesmo comprando um de seus produtos.

Gatilho Mental #4 – Inferno X Céu

Foque na dor das pessoas, fale sobre como aquilo tem atrapalhado a vida do seu público-alvo. Depois, mostre as soluções que seu produto ou serviço oferecem para os problemas dos clientes. E, só então apresente seu produto como a resolução definitiva, expondo como as pessoas desfrutarão do que você tem a oferecer, usando palavras associadas à felicidade e ao prazer.

Gatilho Mental #5 – Prova Social

Mostre depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, engajamento nas redes sociais, número de leitores do site, etc.

E sempre que for falar de números, coloque números reais e também use depoimentos verdadeiros sobre seu negócio.

Esses são 5 dos 21 gatilhos mentais que ensino em meus cursos e treinamentos. Se quer receber mais conteúdos sobre marketing digital, encantamento e persuasão, clique aqui e entre para minha lista VIP no WhatsApp para receber conteúdo gratuito.

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