19ª Semana dos Museus

No último dia dezoito, foi comemorado o Dia Internacional dos Museus, instituições que foram bastante afetadas pela pandemia pois, até os dias de hoje, muitos museus continuam de portas fechadas, sem atendimento ao público ou, quando abertos, bem restritos para atender ao Plano para a Saúde do Estado de São Paulo, é o que deve ser feito.

Diante disso, tiveram que se reinventar, usar a criatividade e desenvolver métodos de continuar levando o conhecimento e discussões possíveis através de análises de seus acervos, temos visto coisas muito bacanas, desde tour virtual até exposições online.

Pois bem, na semana do dia dezoito de maio de cada ano, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) promove a Semana dos Museus, atividades desenvolvidas há dezenove anos que contam com uma série de propostas de museus do Brasil todo, o Museu da Música-Itu é um deles. Atuo na instituição desde 2017, como pesquisador e educador, em caráter de voluntariado, tenho um imenso carinho pelo local. Seguindo o tema proposto pelo Ibram, elaboramos exposições virtuais e atividades remotas em escolas de Itu, Cabreúva e Porto Feliz, tanto na educação pública como privada, sob a luz do tema: O Futuro dos Museus – Recuperar e Reimaginar.

De fato, tivemos que reimaginar, pensar um cenário pós pandemia. Algumas perguntas passam pela nossa cabeça como: o que será o público espera ver em um museu quando tudo isso passar? O que vão pretender discutir? Como esse público irá ver os museus dali em diante? Tais questionamentos, dentro outros, rondam a mente de que atua em instituições museológicas.

Pensando nisso, foi elaborado pelo Museu da Música uma exposição e um diálogo em forma de texto com o tema: Muito além do museu, do acervo físico ao universo digital. Isso porque, imaginamos que as atividades remotas, as exposições virtuais e outras atividades que envolvem a internet continuarão, provavelmente será possível acompanhar um debate, por exemplo, da sua casa, enquanto outros acompanham presencialmente, ou seja, o remoto ou o híbrido são tendências para o futuro dos museus.

Convido você, amigo leito e amiga leitora, a acessar os links e discutir conosco essa exposição e diálogo do Museu da Música-Itu:

https://sites.google.com/view/mmi-itu/p%C3%A1gina-inicial/muito-al%C3%A9m-do-museu

https://sites.google.com/view/mmi-itu/p%C3%A1gina-inicial/di%C3%A1logos?authuser=0

Um bom fim de semana a todos!

Posts Relacionado

Inscrições para mostra de presépios vivos estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Presépios Vivos, promovidas pela Secretaria de Cultura. Os interessados têm até o dia 6 de dezembro para se inscreverem. Basta ir até a sede da Secretaria da Cultura, situada à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, no Centro,